Há 25 anos, a novela "Pantanal " era exibida na extinta Rede Manchete, mostrando a todo o Brasil as belezas da Região Centro-Oeste. A trama de Benedito Ruy Barbosa trazia Cristiana Oliveira como a protagonista Jumá Marruá e um elenco de peso como Angelo Antonio e Marcos Winter. Além da artista, que ainda exibe forma aos 51 anos, quem fez sucesso no folhetim foi Andrea Richa, a Maria Ruth "Muda" da história. Ela está longe da TV há 18 anos, mas o Purepeople encontrou a atriz, que hoje se dedica ao ramo de postos de combustível.
O último trabalho de Andrea na televisão foi em "Mandacaru", em 1997, também exibida pela manchete. Depois disso, ela sumiu da televisão. "Nasci sob o signo de Gêmeos, o que me faz muito curiosa e aventureira. A minha carreira artística começou de um modo muito natural, fazendo comerciais nos anos 1980", relembra, em entrevista ao Purepeople. Na trama, ela fez par romântico com Sérgio Reis, que também integrou o elenco de "O Rei do Gado". A novela ainda com Cassia Kis Magro – que esteve no elenco de "Felizes Para Sempre?" – e Claudio Marzo – que recebeu alta hospitalar no último domingo (15).
"Pantanal" foi a segunda novela de Andrea. Ela estreou na TV em 1988, em "O Salvador da Pátria". Mas foi na trama de Benedito Ruy Barbosa que ela ganhou destaque. "Chamei a atenção do diretor da Globo, Paulo Ubiratan, que me convidou para fazer a minha primeira novela e daí para o grande sucesso que foi 'Pantanal' na Manchete e outros trabalhos depois , inclusive em minissérie quando de volta a Globo", conta ela, lembrando "A Madona de Cedro", de 1994.
Andrea largou carreira artística e viajou para Brasília
Após o fim de "Mandacaru", Andrea abandonou o trabalho na televisão para seguir o namorado, que havia ganhado uma concessão de TV em Brasília. "Eu fui ajudá-lo a implementar o canal. Foram anos de muito trabalho e o afastamento da carreira artística foi inevitável", comentou ela, que anos depois voltou ao Rio de Janeiro.
"Quando retornei, me dediquei ao ramo de postos de combustível, mas outro relacionamento me levou novamente a viajar e passei dez anos indo e vindo de Nova York, tentando sempre manter os negócios aqui", relembrou Andrea, que desde 2010 está apenas no Brasil cuidando dos trabalhos.
A empresária não está casada e, devido às idas e vindas, optou por não ser mãe. "Estou em um 'relacionamento sério' como diria o Facebook (risos) e, devido a essa minha disponibilidade às marolas da vida, não tive filhos. Acho lindo, amo meus sobrinhos e afilhados, mas a maternidade muda a vida toda, nos atrela ao destino de outra pessoa", opinou Andrea.
Andrea retoma carreira artística aos poucos
No tempo em que esteve longe da televisão, Andrea fez participações em séries independentes e também da HBO, além de cinema. Agora, ela deu uma nova chance à carreira, mas desta vez por outro ponto de vista.
"Apesar da loucura que é a minha vida hoje, não consegui resistir ao convite da minha amiga e diretora Chrys Rochat para atuar na produção do seu primeiro longa rodado no Brasil, 'Entrelinhas Suspeitas'. Estou muito empolgada porque é a minha primeira vez atrás das câmeras e ver o cinema por essa perspectiva é uma experiência nova para mim", contou ela, que não faz planos de volta à TV, mas não fecha portas: "Nunca digo nunca". Formada em jornalismo, Andrea ainda alimenta um canal de vídeos e edita um blog de opiniões políticas.
Vinte e cinco anos depois, Andrea ainda é reconhecida por Maria Ruth
Assim como Ingrid Fridman, que ainda é lembrada como a Ritinha de "História de Amor", o rosto de Andrea Richa não saiu da cabeça dos telespectadores de "Pantanal". Ela conta que já foi abordada nos Estados Unidos quando morava no país.
"Ainda sou bastante reconhecida pela personagem da Mudinha de Pantanal. Já fui parada até em Nova York, pois a novela continua sendo vendida para o mundo todo. Tenho muito orgulho de ter feito parte da equipe incrível dessa novela que foi um marco na história da TV brasileira", conta Andrea ao Purepeople.
(Por Laís Fernandes)