Há 18 anos estreava na TV Globo a novela "O Rei do Gado", que será reprisada a partir do dia 12 de janeiro de 2015 no "Vale a Pena Ver de Novo". A trama rural escrita por Benedito Ruy Barbosa fez grande sucesso, tendo como protagonista Antonio Fagundes, que também encabeça o elenco de "O Dono do Mundo", atualmente exibida pelo canal Viva.
A novela revelou alguns nomes que viriam a fazer sucesso posteriormente: Marcello Antony e Lavínia Vlasak. Letícia Spiller, a Gilda da novela "Boogie Oogie" surpreendeu ao mostrar o seu lado dramático na pele de Giovanna Berdinazi, já que ela havia acabado de interpretar a espevitada Babalu de "Quatro por Quatro". Na época, ela estava casada com o ator Marcello Novaes e estava nos primeiros meses de gravidez de Pedro, que atua com ela no filme "O Casamento de Gorete", debatendo a diversidade sexual.
Na primeira fase, Vera Fischer também se destacou como a sensual Nena Mezenga, par romântico que Antonio Fagundes na novela. A atriz, que completou 63 anos com festa, está dando um tempo da TV. O trabalho mais recente dela foi como Irina em "Salve Jorge". Agora, ela está produzindo uma peça teatral e conta que sofreu em sua estreia como produtora.
Novela trazia romance e disputa de terra
A novela "Rei do Gado" conta o romance do latifundiário pecuarista Bruno Mezenga (Antonio Fagundes) com a boia-fria Luana (Patricia Pillar), ambos descendentes de duas famílias de imigrantes italianos rivais, os Mezenga e os Berdinazi. Eles fizeram fortuna no Brasil com a criação de gado e plantações de café, respectivamente.
De cabelos longos, Fábio Assunção interpretou Marcos, o rebelde filho do protagonista Bruno Mezenga, que levava os pais à loucura. Hoje, o ator se prepara para atuar na novela "Favela Chique", de João Emanoel Carneiro.
'O Rei do Gado' trazia temas polêmicos
Sílvia Pfeifer vivia Léia, a mulher adúltera do protagonista, e chamou atenção com seus cabelos platinados. Na trama, ela formava um casal polêmico com o mau-caráter Ralf, vivido por Oscar Magrini, o amante que a espancava. Vale lembrar que aos 52 anos, o ator chamou atenção ao exibir o bumbum durinho durante participação no primeiro capítulo da novela "Em Família".
A novela levantou um debate sobre a luta por posse de terra. A conversa ultrapassou o universo da teledramaturgia e ganhou repercussão na mídia. Raul Cortez, Carlos Vereza e Jackson Antunes protagonizaram discursos acalorados em cena e chamaram atenção para a questão do latifúndio no país.