Biografia
Cristiana Oliveira ganhou notoriedade em 1990 na novela "Pantanal", interpretando a personagem Juma. A novela foi um grande sucesso e virou um marco da teledramaturgia brasileira. Quem a viu exibir belas curvas, nua em cena aos 26 anos, na trama, não sabe o que a atriz sofreu durante a adolescência. Aos 17 anos, Krika, como é conhecida entre os íntimos, tinha problemas de obesidade.
Cristiana iniciou a sua carreira artística aos vinte anos, trabalhando como modelo. Em 1985 e 1986, fez viagens para Alemanha e Espanha onde trabalhou para marcas reconhecidas internacionalmente como Christian Dior e Jean Paul Gaultier. Também atuou em campanhas fotográficas e desfiles para marcas locais.
Em 1988 voltou a trabalhar como modelo e também como repórter de comportamento no jornal "O Globo". No mesmo ano, Cristiana gravou um comercial com a direção de Walter Salles Jr para uma marca de linhas de crochê, ganhando visibilidade e foi convidada à extinta TV Manchete por Jayme Monjardim. Participou da novela "Kananga do Japão", trabalho que lhe garantiu o prêmio, por unanimidade, de atriz revelação pela APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte).
Em 1992, foi contratada pela TV Globo. Atuou como protagonista junto com Tarcísio Meira na novela de "De corpo e alma", de Glória Perez. Em seguida, fez diversos trabalhos como, por exemplo, a minissérie "Memorial de Maria Moura" e as novelas "Quatro por quatro", "Salsa e merengue", "Vila Madalena" e "Malhação".
No teatro, estreou em 1993 com a peça "Bate outra vez", excursionando todo o país durante 8 meses. Continuou nos palcos com os espetáculos "Tróia" e "Pequeno dicionário amoroso".
No cinema, filmou em 2004 o longa-metragem "Nossa Senhora de Caravaggio", de Fábio Barreto, e também "O gatão de meia idade", baseado nos quadrinhos de Miguel Paiva.
Cristiana é mãe de duas meninas: Rafaella, fruto da união da atriz com o fotógrafo André Wanderley, e Antônia Hellena, do casamento com o empresário Marcos Sampaio. Em 2012, Krika assumiu um romance com o cirurgião-dentista maranhense Lucyan Rezende.