Biografia
- Nascimento : 6 de janeiro de 1958, São Caetano do Sul - SP
- Idade : 66 anos
- Signo : Capricórnio
- País : Brasil
Cássia Kis é uma atriz brasileira, nacionalmente conhecida pelos seus trabalhos em novelas. Filha de mecânico e caçula de quatro irmão, a atriz teve uma infância pobre e problemática. Com apenas 15 anos, após desentendimentos com os pais, Cassia foi expulsa de casa e, depois de passar alguns anos morando com amigos na capital de São Paulo, mudou-se para o Rio de Janeiro.
Assim como muita jovem que mora sozinha, Cassia batalhou pelo sustento e chegou a vender sanduíche na praia para manter as aulas de teatro. Aos 24 anos, já fazendo peças teatrais pelo Rio, foi aprovada, e conseguiu se tornar aluna da Fundação das Artes, uma das melhores escolas de música e teatro da América Latina.
Iniciando a carreira em um teatro amador, a artista fez sua estreia na televisão em 1979, na novela "Cara a Cara", da TV Bandeirantes, onde interpretava uma empregada doméstica. No ano seguinte, fez seu primeiro trabalho profissional no teatro, com o espetáculo "Quem Governa o Rei?", de Paulo Afonso Grisolli.
Ainda no início dos anos 1980, por intermédio do ator Luiz Armando Queiroz, foi aprovada para trabalhar no elenco do programa "As Aventuras do Tio Maneco", da TV Educativa. Três anos depois, estreou na TV Globo atuando em dois episódios do "Caso Especial". Em 1984, fez o papel de uma freira na minissérie "Padre Cícero", e, logo em seguida, foi convidada pelo diretor Wolf Maya para trabalhar na novela "Livre para Voar", quando viveu uma solteirona sisuda.
Seu primeiro personagem de maior repercussão veio em 1985, na novela "Roque Santeiro", em que interpretou Lulu, mulher do negociante Zé das Medalhas. Em 1987 deu vida a Silvana, na novela "Brega e Chique", onde viveu um triângulo amoroso com Tato Gabus Mendes e Patricia Pillar.
O grande marco na carreira de Cássia Kiss foi em 1988, na novela "Vale Tudo". A trama que mobilizou telespectadores pelo assassinato de Odete Roitman, trouxe a atriz como a grande assassina. Após tamanho sucesso, Cássia transferiu-se para a TV Manchete, onde trabalhou na novela "Pantanal". No mesmo ano deixou a emissora e retornou para TV Globo, onde protagonizou ao lado de Victor Fasano e Cláudia Abreu, a novela "Barriga de Aluguel".
Entre tantos papéis marcantes, estão Ilka Tibiriçá, a cômica solteirona da novela "Fera Ferida", a vilã Adma de "Porto dos Milagres", que rendeu para a atriz o Prêmio Contigo! e o Troféu Imprensa de Melhor Atriz.
Nos anos 2000, além do trabalho em novelas, voltou a participar de minisséries da TV Globo. Trabalhou em "Um Só Coração", de 2004, em "Mad Maria", de 2005, de e em "JK", de 2006 e em 2009, viveu a carola Mariana na segunda versão de "Paraíso".
Depois de viver a bondosa e humilde Dulce em "Morde & Assopra", papel que lhe rendeu o Prêmio Melhores do Ano do "Domingão do Faustão" na categoria Melhor Atriz Coadjuvante, e a diabólica vilã Melissa, na trama das seis, "Amor Eterno Amor", em 2014, viveu a ex-prostituta Carolina, na minissérie "Amores Roubados" e integrou o elenco do remake "O Rebu".
No cinema, esteve em mais de 15 filmes, entre eles "Bicho de Sete Cabeças" (2001), de Laís Bodanzky, por ele ganhou o Troféu de Atriz Coadjuvante no Festival de Recife de 2001. Foi casada com o publicitário João Alberto Fonseca, com quem teve Joaquim Maria, de 19 anos, e Maria Cândida, de 18. Após se separar de João, casou-se com o jornalista Sergio Brandão e com ele teve Pedro Gabriel, de 12 anos, e Pedro Miguel, de 11.
Atualmente Cássia Kiss é casada com o psiquiatra João Baptista Magro Filho e se prepara para atuar na próxima novela das onze, da TV Globo, que tem título provisório de "Verdades Secretas", de Walcyr Carrasco.