Ruiva, sardenta, inteligente e muito esperta. Quem assiste a reprise de "História de Amor", no canal Viva, ou lembra da novela de Manoel Carlos, exibida em 1995, sabe que estas são características da personagem Ritinha, interpretada por Ingrid Fridman. Dezenove anos depois, o Purepeople encontrou a ex-atriz mirim, que hoje é loira e advogada de uma distribuidora de produtos farmacêuticos.
Aos oito anos de idade, ela deu vida à filha de Sinval (Ricardo Petraglia) e Marta (Bia Nunnes). Na trama, a família da menina era vizinha de Helena (Regina Duarte). O clima nas gravações de "História de Amor" é motivo de saudade para Ingrid. "Eu era muito paparicada. Era sempre muito descontraído", conta a hoje advogada, em conversa com o Purepeople.
"O Ricardo Petraglia e o Nuno Leal Maia tiravam sarro de mim o tempo todo. Além disso, o Nuno vivia me carregando de cabeça para baixo pelos corredores durante os intervalos das gravações", lembra ela, que às vezes não conseguia nem sair de casa. "A novela fez muito sucesso na época e tinha dias que não dava pra ir à rua".
Antes de viver Ritinha na trama de Maneco, Ingrid já havia feito "Quatro por Quatro" e "Sonho Meu", na Globo. Ela ainda atuou em "Xica da Silva", na Manchete", fez participações na "Escolinha do Professor Raimundo" e em especiais com Renato Aragão, além de cinema, teatro e muitos comerciais de TV.
"Fiz quatro anos de curso de vídeo e também alguns de teatro, mas como trabalhei quase minha infância toda não foi possível ser uma criança normal. Eu comecei a sentir muita falta disso e resolvi dar um tempo", conta Ingrid, que desistiu da carreira de atriz aos 13 anos.
Hoje, aos 27, Ingrid não pretende deixar a profissão de advogada. "Quando eu comecei a levar uma vida mais normal e ter mais tempo para ficar com meus amigos, me interessei por outras coisas. Fiz outros cursos e achei que a faculdade de Direito seria interessante. Não deu outra: me apaixonei", afirma ela.
Depois de vinte anos, Ingrid perdeu o contato com os atores do elenco. "Mantive por um tempo, mas hoje não falo mais com eles", afirma ela, que, mesmo com os anos, ainda é reconhecida pelas pessoas como Ritinha. "Muita gente vem falar comigo. Todos dizem que tenho o mesmo rosto".
O noivo, Adauto Braga, porém, não foi um desses que lembrou do rosto de Ingrid Fridman na TV. "Ele não me reconheceu. Só ficou sabendo quando outras pessoas comentaram", conta a advogada, que se prepara para subir ao altar no dia 6 de dezembro deste ano.
Mas quem fica saudoso ao assistir a novela e gostaria de ver Ingrid Fridman de volta à TV não terá o desejo atendido. Além de não largar mais a profissão, ela garante que não sente saudades da carreira de atriz. "Acho que não voltaria a atuar. Eu gosto da estabilidade que a vida fora do meio artístico proporciona", finaliza ela.
(Por Laís Fernandes)