A Friboi criou um novo capítulo na polêmica sobre Roberto Carlos ter deixado de ser vegetariano. Durante o show do cantor no Espaço das Américas, em São Paulo, no último sábado (10), a empresa espalhou alguns banners sobre curiosidades da carreira de 55 anos do rei.
De acordo com o colunista Leo Dias, do jornal "O Dia" desta terça-feira (13), entre eles, um que afirmava que Roberto já não era completamente adepto da filosofia há algum tempo. "Ao contrário do que muitos pensam, o rei já não era totalmente vegetariano há muitos anos - consumia peixes e ovos. Ele, inclusive, adora frutos do mar", dizia o cartaz.
Após ser exibido o primeiro comercial da Friboi com Roberto Carlos, no qual ele afirma que voltou a comer carne vermelha, o cantor foi duramente criticado pelos vegetarianos.
"O Rei se vendeu", disse um internauta nos comentários do vídeo da propaganda na Youtube. "Que decepção! Para quem defendia as baleias e a ecologia... Se você quer comer carne, que coma! Mas daí a incentivar o consumo, é demais. Quero ver cantar a música 'As Baleias' agora", criticou outra internauta. Por causa das críticas, a Friboi precisou bloquear os comentários no vídeo, mas voltou a liberá-los no dia seguinte.
Para tentar acabar de ver com a polêmica, Roberto Carlos comeu carne vermelha durante o lançamento de sua biografia oficial autorizada em São Paulo, no último dia 29. Ele foi flagrado comendo o alimento que era servido pelos garçons do evento.
Na época em que o comercial da Friboi com o rei foi veiculado, o cineasta Fernando Meirelles, diretor de sucessos como "Cidade de Deus" e "O Jardineiro Fiel", anunciou no Twitter que tudo não passava de uma farsa. "Nas agências, fala-se que R$ 25 milhões teria sido o cachê do Roberto Carlos para falar que voltou a comer carne. A turma que participou da filmagem garante que ele sequer cortou o bife. Continua veggie como sempre foi", afirmou o diretor.
Em contrapartida, o frigorífico JBS, responsável pela marca Friboi também se manifestou, enviando uma nota ao Purepeople sobre o caso. "O comercial de TV com o cantor Roberto Carlos é uma representação simbólica da parceria com a Friboi. Reforçamos que opção de voltar a comer carne já havia sido expressada pelo cantor anos antes deste anúncio", diz o comunicado.