Roberto Carlos resolveu falar sobre a polêmica que envolve a liberação das biografias não autorizadas. E surpreendeu. Em entrevista ao programa "Fantástico" de domingo (27), o cantor afirmou que é a favor do projeto de lei que está no Congresso e que pretende liberar a publicação de biografias sem a autorização do biografado. "Eu sou a favor. Tem que se conversar e chegar a esse equilíbrio", ponderou.
Mas nem sempre Roberto Carlos pensou assim. Após uma ação judicial movida pelo cantor, milhares de exemplares da biografia "Roberto Carlos em detalhes", escrita pelo jornalista e historiador Paulo César de Araújo, foram recolhidos das livrarias em 2007. Em outubro de 2013, o grupo Procure Saber, formado por Roberto Carlos e outros artistas, anuncia: querem que o biografado continue a ter o direito de vetar uma obra não autorizada.
Apesar disso, o cantor garante que não mudou de opinião. "Não é que eu mudei de opinião. Há algum tempo, pra gente proteger o direito à privacidade, só existia uma forma. Não permitir uma biografia não autorizada". E explicou que, mesmo podendo processar o autor da biografia, o dano já está causado após o livro ser lançado. "Depois que todo mundo já leu, já viu na internet. Alguns já compraram até os livros, aqueles que foram colocados à venda. Isso não funciona muito não".
Para o cantor, o caminho é o diálogo. "Chegar a uma conclusão que seja mais razoável pra todo mundo", afirmou. O Rei, no entanto, não confirmou se permitiria que sua biografia, lançada em 2007, pudesse voltar a ser vendida: " Isso tem que ser discutido", limitou-se a dizer.
E anunciou: "Eu estou escrevendo a minha história. E informando muito mais a essas pessoas sobre a minha vida, sobre as minhas coisas, muito mais do que qualquer outra fonte". E garantiu que no livro vai falar sobre o acidente que o fez perder a perna aos seis anos de idade. "Ninguém poderá contar do meu acidente melhor que eu. Ninguém poderá dizer aquilo que aconteceu com todos os detalhes que eu posso. Porque ninguém poderá dizer o que eu senti e o que eu passei".
Em 2013, Roberto Carlos vai completar 40 anos de TV Globo. E segundo informações da colunista Gisele Vitória, da revista "Istoé", a comemoração será em grande estilo. O tradicional especial de final de ano será inspirado na cerimônia de entrega do Oscar. A gravação, que vai contar com grande parte do elenco da emissora, vai acontecer na Cidade das Artes, na Zona Oeste do Rio de Janeiro e terá no lugar do tapete vermelho, um tapete azul, cor favorita do Rei.