Nos últimos capítulos da novela "Gênesis", José (Juliano Laham) afirma aos irmãos que só soltará Simeão (Igor Cotrim) do cárcere se Benjamin (Marcus Bessa) for levado até ele. Simeão é o único do grupo que vai ser mantido preso. Nesse ponto da história, Judá (Thiago Rodrigues) e os demais ainda não são capazes de reconhecer José, uma vez que o governador se mantém afastado, sem se revelar completamente.
Por não terem outra alternativa, os irmãos concordam, mas discutem durante o caminho todo de volta para casa, avaliando que Jacó (Petronio Gontijo) não vai gostar de se afastar do caçula. "Até parece que o pai vai deixar a gente trazer o Benjamin! Não quis quando tudo tava em paz, imagina agora que o governador tem essa acusação contra a gente", começa Issacar (Patrick Sampaio) no texto distribuído entre o elenco.
"Claro que vai deixar. Simeão tá preso. É o único jeito de soltarem ele", insiste Gade (Bruno Dalto). O PurePeople teve acesso ao roteiro. Na sequência, de fato, Jacó não permite que Benjamin seja afastado do acampamento, embora, pouco depois, seja convencido pelos irmãos.
Vale lembrar que Asenate (Letícia Almeida) vai conversar com José sobre a prisão, uma vez que a moça estará chocada com as atitudes do marido. José, então desabafa com a mulher sobre o que ouviu dos irmãos dentro do cárcere.
Pouco antes de chegarem ao acampamento de Jacó, Judá e os irmãos percebem que o dinheiro usado para pagar pela comida foi devolvido em um dos sacos de grãos. "Tá vendo como os egípcios não têm boa intenção? Eles querem trazer outra acusação quando a gente voltar com Benjamin", começa Zebulom, desesperado.
"A gente não pode voltar", avalia Dã, sem saber como reagir. Issacar rebate: "A gente vai ter que voltar. Ou por acaso você acha que a comida vai durar pra sempre?". Levi insiste: "E agora? O que a gente faz?". Rúben se mostra aflito e olha para Judá antes de responder. "O que é isso que Deus tá fazendo com a gente?", questiona.
O retorno dos irmãos ao Egito não mantém calmaria. Agora vendo que estão acompanhados por Benjamin, José decide plantar um pertence entre as coisas do caçula, como forma de detê-lo na cidade. Judá, que chegou a prometer ao pai que cuidaria do irmão mais novo, fica sem reação.