![](https://static1.purepeople.com.br/articles/9/33/03/99/@/3737967-nos-ultimos-capitulos-da-novela-genesis-580x326-1.jpg)
![Purepeople](https://static1.purepeople.com.br/build/pp_br/logo_brand_ads.28cc10ac.png)
Nos últimos capítulos da novela "Gênesis", Jacó (Petronio Gontijo) vai se recusar a deixar que Benjamin (Marcus Bessa) vá para o Egito com seus irmãos em troca da liberdade de Simeão (Igor Cotrim) seguindo proposta de José (Juliano Laham). Quando a trama bíblica estiver nessa parte, é bom ressaltar, o governador do Egito não terá ainda se revelado para seus irmãos. O folhetim deve terminar na semana do dia 15, mas a Record TV não divulgou ainda uma data certa.
"José morreu, e agora só tenho Benjamin", afirma angustiado o ancião. Com o avanço da seca, Rúben (Felipe Cunha) e os demais partem para o Egito em busca de alimentos, mas são surpreendidos por José que ordena que todos sejam presos em acusação de serem espias, o que espanta também Asenate (Letícia Almeida).
Eles ficam alguns dias encarcerados até que José, ainda sem se revelar, propõe que um siga detido enquanto os demais busquem pelo irmão caçula. Ao mesmo tempo, o governador ordena que o dinheiro dos hebreus seja devolvido e que a eles seja dado sacos de trigo, o que irá pegar de surpresa Jacó.
"O governador, não sei por que, nos tratou asperamente e disse que éramos espias", relata Rúben. "A gente falou que não, que somos homens de bem, que somos doze irmãos ao todo, que um já havia morrido e o caçula tava com o senhor, aqui em Canaã", prossegue o primogênito.
Em seguida, Rúben revela ao pai a proposta do irmão, o que faz o centenário agir nada bem. "Vocês me desfilharam... José se foi. Simeão se foi. Agora querem levar Benjamim! Por que isso tá acontecendo comigo?", questiona. "Olha o que vocês fizeram comigo! O que eu vou fazer agora?!", continua, exaltado.
"Pai, o senhor pode matar os meus dois filhos se eu não trouxer Benjamim de volta. Eu vou tomar conta dele, e vou trazer ele de volta pro senhor", frisa Rúben, sem convencer o patriarca. "De jeito nenhum!", garante. "Não temos saída. Ou a gente vai e leva Benjamin ou Simeão fica pra sempre naquela prisão", insiste o ex-amante de Bila (Patricia França).
Mesmo sabendo que é a única chance de terem mais alimentos e evitar a prisão eterna de Simeão, o patriarca reluta. "Não... Benjamin não vai com vocês. Se acontece alguma coisa com o meu filho, eu vou morrer de tristeza", determina.
Mas como se sabe Jacó irá recuar na sua decisão. Porém, Benjamin é quem acabará preso em um plano de José para testar se os irmãos mudaram de comportamento ou não. Depois é que ele se revela a Rúben e os demais, permitindo dessa forma seu reencontro com o pai.