José (Juliano Laham) dará uma ordem aos irmãos nos últimos capítulos da novela "Gênesis", que chega ao fim com o reencontro dele com o pai e a morte trágica de Neferíades (Dandara Albuquerque). O governador do Egito exigirá a presença de Benjamin (Marcos Bessa) e que um dos irmãos permaneça naquele país, preso, conta o Purepeople.
Vítimas da seca e da falta de alimentos que atingiu a região de Canaã, Judá (Thiago Rodrigues) e os outros vão em busca de suprimentos no Egito. Quando José se depara com eles, age por impulso e os mandam para a cadeia sob acusação de serem espias surpreendendo a mulher, Asenate (Letícia Almeida).
Após três dias, Shareder (Paulo Verlings) entra na masmorra e repassa a ordem de José. "Façam isso e vocês viverão, porque eu temo a Deus. Se vocês são homens de retidão, que um de vocês fique aqui no cárcere enquanto os outros vão, levem comida para suprir a fome de suas casas. Tragam o tal irmão mais novo para provar que o que disseram é verdade. E assim suas vidas serão poupadas", conta.
Os herdeiros de Jacó (Petronio Gontijo) ficam com um pé atrás, mas logo descobrem que é a única maneira de evitarem a morte da família por desnutrição. "Não concorda com isso, Rúben (Felipe Cunha). É uma armadilha pra matar um de nós", alerta Simeão (Igor Cotrim).
"Isso tudo tá acontecendo pelo que fizemos com o José", retruca, aflito, Judá, a essa altura já sabendo ser o pai dos filhos de Tamar (Juliana Xavier), sua ex-nora, sendo ouvido pelo irmão vendido como escravo. "Verdade... A gente viu a angústia dele quando ele implorava a nossa ajuda e não fizemos nada", concorda Zebulom (Maurício Pitanga).
"O tanto que eu disse pra não fazerem nada contra José, mas vocês não me ouviram! Sabe o que é isso agora? O sangue dele tá sendo requerido das nossas mãos", reforça Rúben. A quase discussão é interrompida por Shareder, que questiona qual irmão permanecerá preso.
Nisso, José quase não se controla e sai apressado da prisão deixando o vizir e os irmãos sem nada entender. Já sozinho, o governador cai no choro, porém logo se controla.
Na cena seguinte o texto pede para José acenar com a cabeça na direção de Simeão, que é amarrado e levado embora da cela. "A gente vai voltar pra te buscar! Não se preocupa, a gente vai buscar o Benjamin e vamos voltar! Eu te prometo!", garante Rúben.
Já Judá se dirige ao irmão, ainda sem o reconhecer, para que ele acredite o que estão falando (que não são espias e sim que foram até o Egito em busca de mantimentos). Os demais filhos de Jacó imploram para que José deixe Simeão livre, mas ele não aceita.
E quando tiver a sós Shareder, o governador pede que seja devolvido o dinheiro e entregue trigo para a família. "Providencia comida pra eles levarem e comerem no caminho", completa José, que só depois irá se revelar para os irmãos.