Na reta final da novela "Além da Ilusão", a prisão de Tenório (Jayme Matarazzo) vai colocá-lo frente a frente com a mãe, Lisiê (Ângela Vieira). Prestes a enfrentar o filho pelo seu namoro com Olívia (Debora Ozório), a milionária promete ajudar o ex-padre para ajudá-lo no processo. "Vou trazer o melhor criminalista do Rio", afirma na novela das seis que chega ao fim em agosto.
Segundo o colunista André Romano, do "Observatório da TV", a prisão de Tenório ocorre depois que ele confecciona cartazes contra o governo Getúlio Vargas. "Preso por causa de um texto a favor da liberdade. Jesus ensinou o amor ao próximo, a justiça, mas quando o homem quer, usa as próprias palavras contra ele", inicia o namorado de Olívia, atingida por um tiro durante a manifestação.
+ na reta final da novela 'Além da Ilusão', Olívia tem a vida salva após tiro , e saiba qual é o final da jovem e de Tenório
Na sequência, Tenório segue defendendo seus ideais. "Esse governo autoritário quer colocar os justos atrás das grades feito bicho! Diacho!", dispara o genro de Matias (Antonio Calloni). Depois, o ex-padre pede sua parte na herança, irritando a mãe.
"Agora você vem me pedir dinheiro? Esqueceu que abriu mão da herança quando se ordenou padre? Que ironia, não?", zomba Lisiê. "Dediquei minha vida à sua formação pra no fim você se internar num seminário. Ainda passou anos sem dar notícias. Não se arrepende, mas agora quer sua parte da herança para ficar livre", provoca a nova personagem da novela de época (aqui você confere o resumo da semana que vem).
Porém, o ex-padre não se abala. "É meu direito. Não estou pedindo nada demais. Pelo menos, foi o que disse quando fui embora. Que a herança seria sempre minha. Não foi?", indaga ele, que deixou o sacerdócio por causa de Olívia
"E continua sendo, meu filho. Estou feliz que finalmente me procurou. Vou trazer o melhor criminalista do Rio", retruca Lisiê. Após "Além da Ilusão" o horário será ocupado por "Mar do Sertão".