O último capítulo da novela "Além da Ilusão" vai ao ar dia 19 de agosto. E de agora em diante, a vida de Olívia (Debora Ozório) vai se transformar em um drama praticamente sem fim. A filha bastarda de Matias (Antonio Calloni) chega a correr risco de morte depois que for atingida por um tiro em manifestação trabalhista.
A essa altura, a tecelã já terá encontrado uma maneira de se aproximar do pai, que em alguns momentos irá confundi-la com Elisa (Larissa Manoela), a quem assassinou por acidente em pensão de Poços de Caldas (MG). Confira a seguir o que acontece de mais importante na vida de Olívia até o capítulo final da novela das seis, que dará lugar a "Mar do Sertão".
O ex-padre vai ajudar a namorada a comandar uma manifestação contra o presidente da época, Getúlio Vargas. Apesar de só confeccionar cartazes, Tenório (Jayme Matarazzo) é levado para a cadeia. "Preso por causa de um texto a favor da liberdade", se enfurece.
"Jesus ensinou o amor ao próximo, a justiça, mas quando o homem quer, usa as próprias palavras contra ele. Esse governo autoritário quer colocar os justos atrás das grades feito bicho! Diacho!", fala o ex-servo de Deus. Já na cadeia, Tenório é surpreendido pela visita inesperada da mãe, Lisiê (Ângela Vieira).
E vai ser durante essa manifestação que a filha bastarda de Matias acaba levando um tiro na região do ventre. A garota comanda o protesto e acaba se deparando com homens armados. "Vou dar início à passeata. Não posso mais esperar", sentencia.
"Atenção, pessoal! Já é chegada a hora do fim da tirania! Juntos somos fortes! Abaixo a ditadura! Viva a liberdade!", fala ao megafone pouco antes de ser atingida por disparo. Na cadeia, Tenório entra em pânico ao descobrir que a namorada pode morrer.
Matias vai ser o herói da filha duas vezes. Primeiro, o ex-juiz tem novo surto e confunde Olívia com Elisa e socorre a tecelã. Depois, Olívia precisa de uma transfusão de sangue e é o próprio Matias quem faz a doação para a jovem.
Olívia vai ser atingida no ventre, passar por uma cirurgia e descobrir que teve o útero retirado. Impedindo, assim, a irmã de Isadora de ter filhos. "Foi uma operação longa e delicada. O tiro atingiu a pélvis provocando uma lesão muito grande no útero", conta o médico.
"Por isso foi necessário fazer uma histerectomia, que é uma cirurgia de remoção do útero, para preservar sua vida, Olívia. Era o único jeito de te salvar", explica o profissional.
Mas para quem torce pela felicidade de Olívia após tantas tragédias, duas boas notícias. A filha de Matias e Heloísa termina a história ao lado de Tenório. Além disso, o casal acaba adotando duas crianças.