Foi preciso esforço e foco para Renata Capucci perder 11 quilos, mas a reeducação alimentar e o plano de exercícios fizeram com que a jornalista alcançasse seu objetivo onze meses depois do início do seu desafio pessoal. Assim como a atriz Fernanda Souza, que também procurou um especialista para cuidar da alimentação, Renata correu atrás de ajuda profissional. "Procurei uma nutricionista em agosto e disse a ela que queria secar, enxugar. Não tinha nada a ver com a minha última gravidez, mas sim com aqueles quilinhos que a gente vai ganhando a cada ano, a cada viagem, a cada escapada da dieta. Não estava conseguindo emagrecer, apesar de malhar frequentemente", disse ela, em entrevista ao jornal "Extra".
Atrás da bancada da segunda edição do jornal "RJTV", a nova silhueta de Renata Capucci é percebida por poucos. Mas a realidade é que a jornalista está pesando 58 quilos e vestindo manequim 36, aos 42 anos. Ao contrário da colega Poliana Abritta que dispensa qualquer tipo de dieta, Renata acredita que adotar a reeducação alimentar foi seu grande trunfo: "O que a minha balança mostra hoje é a equação entre o tanto que perdi e a massa magra que ganhei. Eu não acreditava muito nessa história de aprender a comer. Mas hoje vejo que consegui incorporar ao meu dia a dia as dicas que a nutricionista me deu, sem sofrimento".
Nos primeiros três meses, Renata cortou doces, farinhas, gorduras e bebidas alcoólicas. "Zero mesmo. Depois fui me permitindo pequenas exceções. Mas nunca senti fome ou deixei de comer. Com a reeducação, eu me acostumei a comer de três em três horas certinho. E capricho demais nas saladas e nos legumes assados, porque eu e meu marido (o cirurgião plástico Ivo Sternick) adoramos", detalha ela.
E as mudanças foram além da felicidade em ver as roupas ficando folgadas. "Tudo mudou. Além da disposição e da melhora na saúde, eu me acho mais bonita. Meu rosto está fino, meus braços, definidos e minhas pernas, musculosas. Aos 42 anos, isso é muito bom!", disse ela, que também precisou intensificar a musculação. "Meu personal trainer caprichou no treino para eu ganhar massa magra. E eu adoro correr, tanto no calçadão quanto na areia. Quando não dá, corro na esteira da academia mesmo", conta ela, que treina entre quatro e cinco vezes por semana.
Fátima Bernardes também cuida do peso e da alimentação: 'Diminuí glúten e lactose'
Com 1,69m e pesando 61kg, outra jornalista da casa que aderiu à luta contra a balança foi Fátima Bernardes. A apresentadora do programa "Encontro" revelou o que faz para alcançar a boa forma: "Tenho uma alimentação equilibrada. Há três anos, diminuí muito a quantidade de glúten e lactose das refeições. Mas não tirei de vez. No fim de semana, quando tem pizza, eu como também. Durante a semana, eu evito comer doce, mas no sábado e no domingo eu como bolo, adoro".
(Por Mariana Mastrangelo)