As redes sociais podem ser importantes aliadas de microempreendedores se souberem fazer o uso correto delas. Elas se tornaram obrigatórias em tempos de pandemia e se o empresário for além de apenas criar um perfil de seu negócio, poderá alavancar as vendas gastando pouco.
"As redes sociais trazem um aspecto de lazer e diversão para o usuário, as pessoas estão ali para passar o tempo, então conteúdos mais leves e divertidos tendem a ser mais agradáveis", afirma Sidnei Martins, especialista em treinamentos para formação de empreendedores.
"Lógico que hoje temos vários tipos de redes sociais, então, sempre vale a pena estudar para se aprimorar, além disso, buscar profissionais da área, se houver possibilidade, é uma grande ideia", sugere.
A maneira para investir pouco e ter resultado é engajar seu público. Trata-se de um grande desafio, pois demanda muitos testes. No entanto, é a forma mais barata de obter resultados. Os conteúdos que engajam são mais divulgados pela própria plataforma a ser utilizada.
Apostar em pessoas com muitos seguidores, os influencers, também pode ser também mais barato do que investir na ferramenta.
"Se você tem uma loja de ferramentas, por exemplo, descubra alguém que tenha bastante engajamento porque ensina os seguidores a fazerem pequenos reparos. Após isso, faça contato com essa pessoa e ajuste algo para ela divulgar sua loja de ferramentas. Outro exemplo: uma profissional de cabelo pode divulgar a loja de shampoo, e assim por diante", orienta Sidnei.
Além dos influencers, que podem ser dos mais variados perfis e alcances, opto por boas imagens do seu produto. Não precisa ter um celular de última geração, basta escolher uma boa luz, ajustar o foco e o enquadramento.
Não esqueça de publicar diariamente, quanto mais postagens, mais engajamentos e seguidores. E, para finalizar, coloque-se no lugar do seu consumidor para pensar em soluções e seja criativo.
Promoções e sorteios em que para concorrer é necessário curtir a foto e marcar amigos continuam sendo um bom recurso. Tudo isso sem esquecer de sempre responder o público!