Criador de conteúdo é uma profissão relativamente nova. Blogueiros, youtubers e instagrammers influentes estão alcançando um status de quase celebridade na sociedade. Além das redes sociais, eles dominam propagandas na televisão, fazem filmes e até participam de reality shows. Associar produtos a nomes que possuem uma boa reputação com o público que a marca pretende atingir é uma técnica que faz diferença nos resultados de um negócio.
O master trainer em Metapersuasão Diego Gil ensina como fisgar cada tipo de segmento. "A primeira dica que eu daria para uma pessoa que deseja se tornar influenciadora, ou seja, uma pessoa que quer colocar a própria voz no Instagram, é ela perguntar para si mesmo o que ela faria de graça para sempre se ela já tivesse muito dinheiro, porque quem tem sucesso nesse mercado é uma pessoa que entrega aquilo que gosta", comenta ao Purepeople.
"Ela não tem como competir com outros influenciadores – e hoje tem gente falando sobre tudo –, se ela entrar só pensando em dinheiro. Então, o que você já é referência para os seus amigos, para os seus familiares? Alguma coisa que as pessoas procurem você porque você já é bom (boa), ou uma habilidade que você tenha que as pessoas respeitam você, pode ser o primeiro passo", diz.
Diego dá uma dica para quem deseja brilhar na internet e ter destaque na profissão tão concorrida. "O que um influencer não pode fazer é vender algo que ele não seja. (...) Quando as pessoas entenderem que a melhor forma de ganhar dinheiro é tê-lo como consequência daquilo que você faz porque você gosta, porque você é bom e porque as pessoas precisam, pode ter certeza de que esse é o segredo da felicidade", destaca o empresário.
Diego também fala sobre o melhor jeito de ganhar seguidores engajados e interessados na sua marca. "Se você quer um negócio no Instagram basta você dar atenção as pessoas que já estão aí. Direcionando o público com clareza para a dor que resolve, você começará, mesmo com poucos seguidores, a ganhar dinheiro. Você quer ter seguidor para ter número ou quer ter um negócio que gere lucro para você? Se for gerar um negócio, dê atenção as pessoas que estão se conectando com você", orienta.
Diego revela ainda um truque que ajuda a moldar como você se comporta e que pode melhorar sua relação com as pessoas. "A melhor forma de fazer as pessoas gostarem de você é ser uma pessoa autêntica, que também expõe a sua vulnerabilidade. Essa é a maior estratégia. As pessoas se conectam com essa realidade. Passa um tom de humildade", finaliza.