O mercado de influenciadores está cada vez maior e se tornou uma profissão desejada por muitos. Bruno Moraes é especialista no setor de Marketing de Influência e dono da Agência BMPlug que trabalha com várias personalidades de sucesso na internet, como a tiktoker Cunhã Poranga, que possui mais de 6,4 milhões de seguidores. Bruno explica como funciona esse meio.
"Na hora de escolher um influencer para uma campanha, nossa escolha é sempre alinhada à estratégia do cliente, mas os creators que escolho desenvolver são sempre os que trazem algum diferencial em seus conteúdos", afirma.
"Sabemos hoje que existem milhares de influenciadores no universo digital, e por mais que existam diversas fórmulas para se fazer sucesso na internet, a verdadeira necessidade é conhecer o seu público e saber se comunicar com ele", conta.
Para quem deseja iniciar no mercado de influenciadores, Bruno ensina que o número de seguidores nem sempre é determinante para conseguir fechar parcerias. "Ter um nicho onde você é reconhecido e tem o que agregar é essencial para obter sucesso comercial. Um micro influenciador com nicho e know-how específicos consegue faturar mais do que influenciadores grandes", justifica.
O engajamento é a métrica principal utilizada pelas marcas na hora de escolher com quem trabalhar. Bruno comenta que é comum observar influenciadores com contas recheadas de seguidores, mas que não conseguem se engajar.
"Temos hoje influenciadores gigantes que perderam a conexão com o seu público e já não têm mais a relevância que transparecem ter. Influenciadores com milhões de seguidores e com engajamento totalmente incompatível com esse número. Do outro lado, temos micro influenciadores que trabalham bem seu nicho e conseguem engajamento surpreendente", fala.
Bruno diz ainda que este meio está sempre em transição, mas que hoje o humor larga na frente. "Depende bastante e é algo que está sempre variando. Hoje, com o advento do TikTok, seria o nicho de humor. Os vídeos rápidos requerem conteúdos mais leves e bem-humorados, com isso, as marcas estão ficando cada vez mais adeptas a esses conteúdos", avalia.