Se tornar famoso nas redes sociais e reunir milhares de seguidores é o sonho de muitas pessoas, em especial os jovens. A profissão de influencer, apesar de ser nova, tem se mostrado cada vez mais rentável, visto que diversas marcas vêm buscando essas figuras para suas ações de marketing.
Roberth Rodrigues se dedica à formação de novos influencers. Segundo ele, o segredo para alcançar o público é manter uma estratégia consistente e postagens constantes. Confira as dicas para se destacar na profissão do momento:
De acordo com Roberth, a maneira de conquistar seguidores é postar diariamente. Crie um cronograma de postagens organizado, com horários, assuntos e boas imagens.
"Não há dúvidas de que a organização é imprescindível para que se obtenha sucesso dentro de uma estratégia de marketing, e é aí que entra a importância de ter um calendário editorial. Faça publicações regularmente, usando todos os recursos e ferramentas da plataforma", orienta.
"Poste com as hashtags que identificam de forma clara seu conteúdo", afirma Roberth. "Elas são etiquetas que identificam o assunto. Muitas pessoas seguem determinadas hashtags conforme seus interesses. Assim, cada vez que algo for postado com aquela hashtag, aparecerá no feed do usuário. Essa é uma estratégica básica para quem busca visibilidade e novos seguidores", destaca.
Além de ser desonesto, é algo artificial, é um volume de pessoas que não têm de fato interesse em você e, portanto, não irão interagir.
"Comprar seguidores mata toda a métrica da sua conta. Por se basear em um número enganoso de perfis que o seguem, é impossível traçar uma estratégia eficiente de interação, até porque eles não interagem de qualquer forma. Se você possui uma conta comercial, o fato de ter 50 mil seguidores não significa nada se não for possível converter nem ao menos 1% desse número em vendas", observa.
Outra razão para não comprar seguidores no Instagram diz respeito à segurança. "Como boa parte desses perfis usados para inflar números são bots, uma vez que eles são ligados à uma conta, eles podem adquirir a lista de contatos e seguidores legítimos, abrindo espaço para o envio de spam e vírus, o que pode levar inclusive ao roubo de dados de contas", alerta.
"Responda mensagens e comentários, curta fotos de outros perfis, se mostre ativo. Faça stories diários e, sempre que puder, faça lives", aconselha Roberth.
"Descubra seu nicho e crie postagens com conteúdo relevante. Se você se interessa por um determinado assunto, o que gostaria de ver diariamente... Pense nisso. As pessoas querem informações, soluções para problemas ou simplesmente uma fonte diária de risadas. Determine um foco e veja como trazer algo relevante. Utilize a estratégia AIDA (Atenção, Interesse, Desejo e Ação)", finaliza.