Os brasileiros não gostaram nada de ver Rebeca Andrade fora do pódio da final da trave de equilíbrio da Ginástica Artística nas Olimpíadas de Paris 2024 -e nem mesmo Simone Biles pareceu conformada com a nota da brasileira.
A ginasta do Flamengo foi uma das poucas que não caiu durante a apresentação em cima da trave, mas não recebeu nota suficiente para ficar com a medalha de bronze; faltou apenas 0.024 para isso.
Até Simone, que havia conquistado todas as medalhas de ouro da modalidade até então, sofreu uma queda no aparelho mais difícil da competição e também ficou de fora do pódio.
Mas a norte-americana pareceu mais inconformada com a nota recebida por Rebeca do que com a própria apresentação, que ficou longe de ser perfeita.
Na hora em que a nota foi anunciada, Andrade fez um sinal de conformidade, mesmo sem entender muito bem, enquanto Biles fez uma cara de espanto, seguida de um semblante bastante sério.
Com a nota de 13.977, Rebeca terminou a competição em quarto lugar; Simone foi a quinta colocada, com 13.100.
Se nem Simone Biles reagiu bem ao ver a nota de Rebeca Andrade, os brasileiros muito menos. Na web, não demorou nada para que começassem as acusações de roubo.
O principal motivo das reclamações foi o fato de a brasileira não ter caído, enquanto uma das ginastas que subiu no pódio chegou até a encostar uma das mãos na trave.
A justificativa de que Rebeca teve uma nota de dificuldade mais baixa não foi digerida pela torcida brasileira; no X (antigo Twitter), frases como "Que roubo foi esse?', "Que nota foi essa", "roubaram o Brasil" e "o ouro vem" ficaram entre os assuntos mais comentados.