Rafael Vitti marcou presença na Bienal do Livro nesta quinta-feira (31) e, ao participar de mesa de leitura do evento literário, levou o cachorro Nino, adotado por ele e a namorada, Tatá Werneck. "O Nino veio hoje porque ele me inspira. Quero escrever o meu segundo livro sobre a nossa convivência. Mas pra isso, a gente precisa conviver um pouquinho mais porque tem só nove dias que estamos juntos. Nesse tempo, eu já conseguiria escrever um capítulo. O que eu quero dizer é que o Nino é a minha nova paixão. Ele é meu parceirão!", exclamou o ator, elogiado pela namorada por sua maturidade.
Ele ainda destacou a importância da adoção: "Se eu for até ali, ele vai comigo. E me dói pensar que as pessoas têm preconceito com estes bichinhos porque são velhos (Nino já tem dois anos) e são deficientes. Isso é um pensamento errado. O Nino é ótimo. Quero muito levantar esta bandeira da adoção porque tem muitos bichinhos aí precisando de um lar e a galera comprando cachorros". Questionado se já havia escrito uma poesia para a comediante, com quem viajou para as Ilhas Maldivas, ele despistou. "Vou responder a sua pergunta falando que eu já fiz sim um poema para uma menina. A gente não se entendia muito bem então eu resolvi escrever", afirmou o artista, que dançou axé para a namorada em sua festa de aniversário.
O irmão de Francisco Vitti explicou ainda que sua relação com a escrita começou graças ao incentivo dos pais. "Desde que eu comecei a ler e a escrever, aos seis anos de idade, meus pais, principalmente a minha mãe, todo fim de ano, me davam uma caderninho em branco e um lápis pra eu escrever. No início, eu achava chato, mas agora eu vejo o quanto isso foi importante pra eu começar a criar os meus textos. Escrever me ajudou a me conhecer melhor. E eu nunca pensei que teria coragem de um dia expor meus textos em forma de livro para as pessoas, porque um texto é uma coisa muito íntima. Mas eu entendi que dividir aquilo com as pessoas poderia ajudá-las como eu me senti ajudado", argumentou o jovem, alvo de comentários bem-humorados de Tatá Werneck nas redes sociais.
(Apuração de Carmen Lúcia e texto por Marilise Gomes)