Intérprete do Salmon da novela "A Terra Prometida", Rafael Sardão praticamente emendou "Os Dez Mandamentos" com a atual trama bíblica da Record TV. Na primeira parte do folhetim, seu personagem, Uri, foi vítima da décima praga que atingiu o Egito. Meses depois, o ator voltou às histórias baseadas na Bíblia como o guerreiro hebreu marido de Raabe (Miriam Freeland, atriz que indica a fé como ponto em comum entre ela e a sua personagem). "Foi um desafio e uma responsabilidade enorme. Mergulhei fundo na preparação, estudo e composição do personagem para trazer um personagem completamente novo", explica ao Purepeople.
"A ponto de não perceberem que era o mesmo ator fazendo os dois papéis. E o que me deixou muito feliz é que até hoje tem pessoas nas redes sociais que perguntam se o Salmon e o Uri são o mesmo ator. Então acho que consegui chegar onde queria", vibra Rafael. E nessa preparação, o ator precisou "secar". "Perdi quase 10 quilos com treinamento e dieta regrada. Não foi fácil não. Mas valeu a pena. O corpo saudável te deixa mais disposto para as funções do dia a dia", aponta ele, cujo contrato com a emissora paulista dura mais dois anos. "Já estou ansioso para começar a pesquisar outra história, outro personagem. Sou um pouco 'workaholic'", diz, aos risos.
'Aprendi com o Salmon a ser focado', diz o ator
E Rafael indica os pontos que aliam ele ao marido da ex-prostituta, que enfrentará um parto complicado. "A gente sempre empresta um pouco de nós para os personagens. Acho que a parte romântica dele com a Raabe e com a irmã Lila (Myrella Victória) é uma contribuição do Rafael. Eu sou menos guerreiro na vida que o Salmon. Mas aprendi com ele também a ser mais determinado e focado", conta o ator que acumula papéis em novelas como "Pecado Mortal" (2013).
Diferente do seu personagem, Rafael não segue nenhuma religião. "Acredito que o amor ao próximo e o respeito às diferenças ideológicas, raciais e de gênero deveriam ser as premissas principais da vida. Quando todos nos respeitarmos em suas individualidades e diferenças teremos algo mais próximo do que Jesus pregou em seus discursos. "Amai ao próximo como a ti mesmo". Minha crença é no amor. A única revolução possível é pelo amor. Milagres acontecem todos os dias, basta saber olhar, então, sim, já alcancei milagres", sentencia.
Nas redes sociais a grande torcida sempre foi Salmon e Raabe, segundo o ator. "Jessica (Maytê Piragibe) - que vai lamentar o nascimento do filho do ex - e Salmon é o exemplo de casal que não encaixa", indica citando os hebreus que terminaram o namoro depois dela ter castigado Lila. "E como vemos isso atualmente! Casais que não encaixam mas que insistem em ficar juntos, na minha opinião, é a fórmula do fracasso. É preciso ter pensamentos, objetivos e interesses iguais, ou próximos, para se investir na relação, do contrário é murro em ponta de faca", opina.
Já nos próximos capítulos, Karen Motta, sua noiva, entrará na novela dando vida à Mandisa. "Fizemos uma cena juntos e foi lindo. Ela arrasou, colocou a equipe em prantos e eu fiquei muito orgulhoso", derrete-se Rafael. O casal está junto há cerca de quatro anos e se conheceram quando ele era diretor-assistente de um grupo teatral.
"Nos conhecemos e nos apaixonamos no trabalho. Já fizemos espetáculos teatrais juntos e vamos retomar nosso projeto "Passional" esse ano. É uma parceria que da certo em todos os âmbitos", festeja o ator que nunca teve problema com as fãs. "É tranquilo, o assédio sempre foi respeitoso comigo. Nunca tive problema com isso e lido de forma tranquila. Acho que faz parte do trabalho", finaliza.
(Por Guilherme Guidorizzi)