"A Viagem", uma das novelas de maior sucesso na Globo , voltará ao ar em abril pela terceira vez no Viva para comemorar os 30 anos da estreia do remake da obra de Ivani Ribeiro (1922-1995). A história da trama espírita gira em torno de Alexandre (Guilherme Fontes) que após tirar a própria vida ao ser condenado por roubo seguido de morte decide voltar à terra para atormentar seus inimigos.
São eles: o irmão, Raul (Miguel Falabella), o cunhado Téo (Maurício Mattar), o advogado Otávio (Antonio Fagundes). Téo é o único atormentado pelo espírito de Alexandre. Os demais são atingidos de outra forma: Raul pela sogra, Guiomar (Laura Cardoso), e Otávio vê o filho mais velho, Tato (Felipe Martins), se tornar um rebelde sem causa.
Infelizmente, 30 anos quase após a estreia (começou em 11 de abril de 1994) muitos artistas já se despediram do público. Entre eles, Cláudio Cavalcanti, Yara Cortes, Nair Bello e Lolita Rodrigues, morta em 2023. Veja a seguir quais são os 25 atores já falecidos.
- Cláudio Cavalcanti: o intérprete do médium dr.Alberto morreu em setembro de 2013 em decorrência de falência múltipla dos órgãos, aos 73 anos. Na história, o personagem é apaixonado por Estela (Lucinha Lins) e consegue sentir a presença e ver o espírito de Alexandre, filho de Maroca.
- Yara Cortes: mãe de quatro filhos na ficção, Alexandre, Raul, Diná (Christiane Torloni) e Estela, a artista tinha 81 anos em 2012 quando faleceu em decorrência de insuficiência respiratória.
- Nair Bello: na novela, a atriz era dona Cininha, dona de uma pensão. A artista de 75 anos morreu em abril de 2007, cinco meses após passar mal em um salão de beleza, por conta de falência múltipla dos órgãos.
- Eduardo Galvão: o ator foi uma das vítimas da Covid-19 em dezembro de 2020 aos 58 anos. Em "A Viagem", interpretou o publicitário Mauro, amigo de Téo, este filho de Josefa (Tânia Scher, morta em agosto de 2008 aos 61 anos por conta de problemas no fígado).
- John Herbert: a enfisema pulmonar vitimou aos 81 anos em janeiro de 2011 o intérprete do sr. Agenor, pai de Zeca (Irving São Paulo, morto em agosto de 2006 aos 41 anos após complicações de pancreatite) e Lisa (Andréa Beltrão).
Também já faleceram Cláudio Mamberti (setembro de 2001, aos 60 anos após falência múltipla dos órgãos - ele deu vida ao Geraldão); Mara Manzan (a Edinéia, em novembro de 2009 aos 57 anos por conta de um câncer no pulmão); e Chris Pitsch (aos 24 anos, em outubro de 1995, após um infarto - a atriz foi a Bárbara).
A relação inclui ainda Gésio Amadeu (o Julião, outra vítima da Covid-19, em agosto de 2020, aos 73 anos), Maria Alves (aos 60 anos, em maio de 2008, por conta de um câncer - a atriz foi a Francisca), e Caio Junqueira (em janeiro de 2019 após um acidente de carro, aos 42 anos - foi o Pedro Bala da trama).
A relação conta também com Lafayette Galvão (o André), Léa Garcia (a Natália), Antônio Pompeo (o Paulinho), Nildo Parente (o Waldomiro), Carlos Kroeber (juiz), Claudio Corrêa e Castro (advogado), Isaac Bardavid (promotor), Leina Krespi (Sueli), Henrique César (Duarte), Ada Chaseliov e Fernando José.