Um caso curioso aconteceu na TV britânica. A atriz Helen Worth se despediu de sua personagem Gail após 50 anos. Atualmente, aos 73 anos, a veterana deixa seu único papel vivido desde os 23. Basicamente, Helen fez apenas um personagem em sua vida inteira, na novela 'Coronation Street', que completa 64 anos no ar ininterruptamente no canal ITV.
Vale ressaltar que a atriz contracenou com atores que ainda estão na produção há mais de 60 anos.
Na história, Gail se casou 7 vezes, inclusive com um serial killer e um ladrão que roubou sua casa. Conhecidas como 'soap opera', as novelas produzidas pelos ingleses são exibidas por temporadas, sem data para acabar.
Em muitos casos, as histórias têm enredos dramáticos, semelhantes aos folhetins mexicanos, e aos icônicos enredos brasileiros.
No Brasil, o trabalho mais longevo é a novela teen 'Malhação', que conta com mais de 6 mil episódios entre 1995 e 2020. Diferentemente de Helen Worth, alguns atores brasileiros não gostam de serem marcados por papéis únicos por muito tempo, como é o caso da saudosa Beatriz Segall, que não aguentava mais ser chamada de Odete Roitman, sua personagem em 'Vale Tudo', de 1989.
“Entendo a força de Odete Roitman e do seu papel avassalador numa novela de audiência como foi Vale Tudo. Mas eu sou muito mais que uma vilã preconceituosa e sem caráter”, revelou ela, em entrevista divulgada no Metrópoles, em 2018.