Em 'Alma Gêmea', Nardo é um dos personagens mais rabugentos e queridos da novela de Walcyr Carrasco. O papel foi feito pelo veterano Emiliano Queiroz, que vivia o tio de Mirna (Fernanda Souza ) e Crispim (Emilio Orciollo Netto ). Na história, ele levou os dois sobrinhos para viver na fazenda e trabalhar na propriedade de Rafael (Eduardo Moscovis ).
Com uma carreira longínqua na TV, no cinema e no teatro, Emiliano tem diversas novelas em sua trajetória. Ele começou em 'Eu Amo Esse Homem', (1964), da extinta TV Paulista e, na sequência, emendou 'Ilusões Perdidas', primeiro folhetim da Globo.
De lá para cá, o ator não parou mais. Após 'Alma Gêmea', ele participou de 'Eterna Magia' (2007), 'Passione' (2010), 'Morde & Assopra' (2011), 'Meu Pedacinho de Chão' (2014), e mais recentemente 'Éramos Seis' (2019) e 'Além da Ilusão' (2022).
Desde então, o ator não participou de mais projetos na televisão. Mesmo assim, ele é adepto das redes sociais, onde compartilhou momentos especiais com a equipe da novela reexibida no Vale a Pena Ver de Novo. "Todo dia, é dia de relembrar essa grande teledramaturgia, Alma Gêmea. Com meus queridos parceiros de cena Emilio Orciollo Netto e Fernanda Souza", escreveu ele.
Em entrevista para o site Heloisa Tolipan, em 2022, o ator, que hoje tem 88 anos, contou que pretende se manter ativo na profissão. "Conversando com o diretor Fred Mayrink, eu falei: 'Tenho que trabalhar antes de perder a validade'. Sei que já não posso fazer como na época de 'O Bem-Amado!' (...) A gente gravava 40 cenas em um dia", declarou ele.
"Aí a gente vai tendo noção do finito. Ouvi uma frase da Fernanda Montenegro: 'Agora, tudo que eu faço é como se fosse uma despedida'. E é verdade, não dá para achar que ainda vou fazer isso ou aquilo. Mas o que vier, vai ser muito bem recebido", completou.
Em 2023, Emiliano Queiroz sofreu com uma grave pneumonia, levando a uma internação de 19 dias em uma clínica da zona sul do Rio de Janeiro.