Ao longo do dia, é comum perder entre 100 a 150 fios diariamente. No entanto, se a sua queda de cabelo está mais acentuada do que o normal, é melhor investigar mais a fundo. Isso porque os cabelos podem cair por diferentes motivos e, em alguns casos, cuidados e mudanças de hábitos já ajudam a deixar os fios mais fortes e saudáveis. Confira as possíveis causas, dicas de tratamento e o que fazer para acabar com a queda de cabelo.
Antes de mais nada, é importante diferenciar a queda da quebra de cabelo. Isso porque, quando o cabelo está quebrado, é possível que ele esteja poroso, mais ressecado e, por isso, está partindo ao meio. Já na queda de cabelo, os fios caem diretamente do couro cabeludo e existem inúmeras causas que podem estar provocando esse enfraquecimento mais severo.
O seu cabelo pode estar caindo por diferentes motivos. O normal é cair, em média, de 100 a 150 fios por dia, mas, se você percebeu que está caindo bem mais do que isso, alguns fatores podem estar contribuindo. Questões hormonais, emocionais e hereditárias podem ser causas da queda de cabelo e, nesses casos, um profissional especializado saberá indicar os tratamentos necessários. Porém, maus hábitos do dia a dia também contribuem para a queda acentuada dos cabelos, como alimentação desequilibrada, estresse e falta de hidratação.
Uma alimentação pobre em nutrientes afeta diretamente a saúde capilar. "A base dos fios dos cabelos é composta por queratina, uma importante proteína, e de alguns minerais como ferro. A saúde não só dos cabelos, mas como um todo precisa de cuidados com alimentos ricos em nutrientes", reforça a nutricionista Ana Carolina Netto. Para a nutri Vanessa Almeida, uma alimentação rica em proteínas, ferro, zinco, selênio e boas gorduras mantém o couro cabeludo e os fios saudáveis. Além disso, ela aconselha evitar alimentos industrializados.
Vale reforçar ainda que cuidar dos cabelos diariamente também previne uma possível queda, desde a forma como você lava os fios até tratamentos mais profundos. O ideal é manter um intervalo entre lavagens, mas a higienização vai depender do seu tipo de cabelo. Também é bom evitar prender os cabelos e, sempre que possível, usar acessórios de tecido para não machucar o couro cabeludo e nem enfraquecer as madeiras. Não se esqueça ainda de que a hidratação é fundamental para evitar ressecamento e manter os fios macios e saudáveis.
Para quem busca um tratamento natural e mais intenso, a argila preta é uma ótima aliada. De acordo com a tricologista Viviane Coutinho, o produto tem ação ativadora no couro cabeludo. "Ela tem função adstringente e favorece na ajuda do controle da queda, principalmente aquelas ligadas ao envelhecimento", afirma. Para usar, dilua o pó em água termal, água filtrada ou algum líquido da mesma marca, seguindo as orientações do fabricante. "Para retirar, devemos deixar a água cair em abundância e só depois usar shampoo e condicionadores voltados para o seu tipo de cabelo", conclui.
(Por Marina Couto)