Quem tem queda de cabelo pode pintar os fios? Tintura causa queda de cabelo? Essas questões são muito comuns entre as mulheres quando a pauta é mitos e verdades sobre a saúde dos cabelos e os fios frágeis e quebradiços na pós-coloração estão entre as maiores preocupações. As mais antenadas no universo capilar já devem ter ouvido falar que a mudança de estação e o retoque constante da cor deixam os fios mais propensos à queda. Para saber se isso é verdade, o Purepeople entrevistou a terapeuta capilar Viviane Coutinho, que atende na Clínica Juliana Neiva e Dermais.
O retoque da cor com frequência torna o cabelo mais quebradiço, mas não significa que vá provocar queda dos fios: "A coloração constante no cabelo pode alterar algumas propriedades do fio, como a queratina, que é uma proteção natural. Por isso, com o tempo, os fios podem ficar mais afinados. Mas o seu principal dano são as quebras porque ela causa o ressecamento e proporciona a opacidade. Isso acontece porque a tinta trabalha em cima da fibra do cabelo."
A profissional alerta que entre os espaçamentos de uma tintura e outra, o cabelo receba cuidados específicos: "É sempre bom cuidar da fibra capilar entre os intervalos de um retoque para outro. Existe um tratamento que repõe as fibras, os aminoácidos que são perdidos com essas agressões que fazem parte do nosso cotidiano, principalmente no pós-verão, período necessário para recuperar os fios das agressões causadas pela exposição constante dos fios ao mar e na piscina. Cabelos coloridos ou quimicamente tratados requerem mais cuidados e manutenções com bons profissionais e produtos específicos para o seu tipo de fio".
Viviane também destaca que nem sempre os fios caem por conta da tintura: "Quem tem problemas de cabelos quebradiços, é importante acompanhar no exame de sangue como estão os componentes de ferro e ferritina para saber se há a deficiência. Se a parte clínica estiver ok e não precisar suplementar, então a questão é sempre seguir um cronograma de cuidados." Ela explica a importância do cronograma capilar: "O objetivo desse programa é preparar o cabelo, repor os nutrientes que foram perdidos para que ele fique saudável para a próxima coloração."
Outros itens devem ser levados em conta para cabelos mais fortes e saudáveis. "A alimentação, a prática de exercícios físicos e diminuição do stress ajuda muito na saúde capilar. Bons hábitos de higienização - como no simples fato de lavar os fios corretamente - e a escolha correta de produtos é imprescindível. Os fios das mulheres com cabelo cacheado, por exemplo, ficam mais bonitos quando são utilizados produtos de tratamento específico para esse tipo de fio", acrescenta.
(Por Helena Marques)
Matéria publicada em 30 de março de 2018.