Na novela "Mulheres de Areia" (1993), Raquel (Gloria Pires) é dada como morta em um acidente no mar e sua irmã, Ruth (Gloria Pires), passa a assumir seu lugar. Acontece que a vilã está viva, passa a confundir a todos e por pouco não se livra de Tonho da Lua (Marcos Frota).
Porém, não demora muito para a filha má de Floriano (Sebastião Vasconcelos) acabar com a farsa e ainda fazer uma forte exigência à irmã. Não custa lembrar que será Isaura (Laura Cardoso), mãe de Ruth e Raquel, quem descobre primeiro que a filha perversa está viva. Um pouco depois, a dona de casa conta ao marido sobre a falsa morte da vilã.
Enquanto isso, Raquel aproveita que Ruth foi viajar com Marcos (Guilherme Fontes), marido da cretina, e reassume seu lugar na mansão dos sogros, na novela em reexibição pela terceira vez, agora no "Edição Especial" (Globo, 14h45). Inicialmente, as cenas foram ao ar na primeira quinzena de agosto de 1993.
É importante ressaltar que Clarita (Susana Vieira), mãe do empresário, já está sabendo que Ruth assumiu o lugar de Raquel. No meio de tudo isso, a víbora dá uma pancada na cabeça de da Lua usando um pedaço de pau apavorando o escultor, que enfim cai em si e conclui que a a vilã vem fingindo estar morta.
Raquel ainda tem tempo de garantir à irmã que não vai terminar seu casamento com Marcos, ordenar que a boazinha volte para Pontal, e levar dois merecidos tapas da mãe, para alegria de quem torce contra ela. E quando fica com a cara com Ruth e Marcos, após a lua de mel, Raquel não pensa duas vezes e acusa a gêmea.
"Bigamia!", dispara sendo abraçada pelo empresário, que volta a confundir as gêmeas. "Eu não pretendo me separar de você", alerta a megera, que volta a levar a melhor contra Ruth, que chega a correr risco risco por conta da semelhança com Raquel.
Embora alertada por Marcos que a irmã não presta um cruzeiro (moeda em circulação na época da primeira exibição), Ruth volta a cair na lábia de Raquel, que alega ter fingindo sua morte por tanto tempo para não precisar arrancar sua máscara. Com esse trunfo nas mangas, a vilã ordena que Ruth se afaste do "seu Marcos".
Depois de tudo isso, porém só no final da novela é que Raquel encontra um merecido castigo por todos os seus atos.