Após ser dada como morta em acidente no mar na novela "Mulheres de Areia", Raquel (Gloria Pires) é encontrada viva em um casebre. Depois, a gêmea de Ruth (Gloria Pires) começa a por em prática seu plano de vingança contra Wanderlei (Paulo Betti), a ser vítima de um assassinato, e Tonho da Lua (Marcos Frota), a quem passa a assustar de uma maneira cruel.
Na novela em reexibição no "Edição Especial" (Globo, 14h45), Raquel age como se um fantasma fosse em seu plano contra o escultor, a quem tenta matar ao se passar por Ruth. Seja na praia ou na janela do quarto dele. "Tooonhooo! Tooonhooo! Teu pai mandou te chamar! Ele está te esperando nas pedras!", fala de maneira assustada a víbora agindo para o rapaz ter um final trágico.
Para ficar mais "realista", a filha má de Isaura (Laura Cardoso) usa uma cartolina em forma de cone e vê seu plano dar certo. Mesmo com medo, da Lua se enche de esperança para conhecer o pai e vai na direção do penhasco. É aí que Raquel o segue disposta a lhe dar um empurrão e ceifar seu destino.
O plano só não dá certo porque Alzira (Giovanna Gold, atriz que conseguir mudar o rumo de sua personagem) presencia a cena e sai em defesa do patrão, aconselhando-o a retornar para casa. Claro que a garota fica encafifada com a atitude macabra de "Ruth".
"Só não entendo porque a dona Ruth faz essas coisas! Mandá o sinhor nas pedras a essa hora da noite", suspeita Alzira. Não demora para a funcionária de Donato (Paulo Goulart) flagrar um abraço de "Raquel" em da Lua e ficar apavorada. Sem saída, a gêmea boazinha admite que vem se passando pela irmã vilã, algo que já havia revelado a uma personagem.
Não custa lembrar que após alguns capítulos, a verdade sobre a falsa morte de Raquel, que terá um final trágico na última semana da trama exibida originalmente em 1993.