A Rainha Elizabeth II, que morreu na última quinta-feira (08), teve mais de 30 cães da raça Welsh Corgi Pembroke durante o seu longo reinado. A sua primeira cachorrinha foi Susan, dada à monarca como presente pelos seus 18 anos, na década de 40. Já os outros animaizinhos foram descendentes desta cadela.
A rainha, homenageada por chefes de Estado e famosos, decidiu com o passar do tempo que iria parar de criar os cães aos 90 anos para não deixá-los 'sozinhos'. Entretanto, devido a morte do príncipe Philip em abril de 2021, príncipe Andrew, seu filho de 62 anos, presenteou a mãe com mais dois corgis filhotes, Muick e Fergus. A monarca também tinha um dorgi (cruzamento entre as raças dachshund e corgi) chamado Candy.
"Ela adorava animais e adorava cães. Sempre amou, eles foram o seu primeiro amor e serão o último", declarou a biógrafa da realeza britânica Ingrid Seward para a revista "Newsweek".
Uma fonte revelou à revista "People" que os dois corgis de Elizabeth II já estão com o príncipe Andrew e com a mulher dele, Sarah Fergunson. A emissora de TV BBC confirmou a informação no domingo (11).
Os corgis voltarão a viver no Royal Lodge com o duque e a duquesa (de York). Foi a duquesa quem encontrou os filhotes, que foram presenteados a Sua Majestade pelo Duque
Vale destacar que os cães da raça corgi custam em média R$ 5 mil, mas podem chegar a R$ 7 mil se tiverem pedigree.
Alguns nomes dos cachorrinhos da monarca, que deixou uma carta misteriosa antes de falecer, são Monty, Susan, Holly, Emma e outros. Os pets eram tratados como verdadeiros 'lordes' e até possuíam o seu próprio dormitório com o título ''Sala do Corgi'', no qual dormiam em um cesto elevado para não pegarem a corrente de ar.
Além disso, os pets também tinham um chef de cozinha, que preparava refeições como frango, pedaços de coelho, bife e outros alimentos frescos, servidos sempre às 17h por um mordomo com uma bandeja.
Outras regalias eram presentinhos de natal da Rainha Elizabeth II: os seus cachorros eram mimados com brinquedos, petisco e até meias feitas pela monarca.