O jeans é um ótimo aliado para valorizar ou disfarçar certas áreas do corpo. A calça jeans não é ótima opção somente por poder ser usada o ano todo, mas também por causar certos efeitos visuais na silhueta. Dependendo do modelo, é possível alongar o corpo, e até ganhar ou diminuir o volume na região do quadril e das pernas. As lavagens também contribuem para produzir certos truques na estrutura corporal. Mom jeans, flare, skinny, pantalona, boyfriend, calça de perna reta... São tantas opções, que o Purepeople vai te ajudar a desvendar o efeito de cada peça com dicas de Adriana Zucco, estilista da Colcci.
Para quem quer alongar a silhueta, Adriana aconselha um apostar no modelo de jeans como a calça flare. "Se você busca por uma silhueta alongada e quer usar um jeans que fique bem em você, calça de perna reta ou flare são as mais indicadas, pois desviam a atenção do quadril. Usadas com salto alto, ajudam a alongar ainda mais", explica.
A estilista ainda cita um item importante ao escolher uma calça para parecer mais alongada, essencial na hora de montar office looks com o tecido: "Outra dica fica na escolha da lavanderia, amaciadas e escuras com elastano são as mais indicadas quando a intenção é alongar."
Muitas pessoas reclamam da região das barriga e do quadril ao montar um look. Se a opção for uma calça jeans, é possível tirar a atenção dessas áreas nas produções. Adriana conta que se esse é o objetivo, deve-se escolher os modelos de elastano e em tons mais escuros. "Ajuda a disfarçar não só o quadril, mas também coxas mais grossas, assim como uma barriguinha", ensina.
Para quem deseja aparentar mais corpo, as tonalidades mais claras, segundo a stylist, dão o efeito contrário: "Já os jeans de lavagens claras, mais desbotados, com rasgos, jeans 100% algodão, com modelagem boyfriend, são mais indicados para as magrinhas", ensina Adriana. O acid jeans também é indicado para essa finalidade.
O recado final de Adriana Zucco vai muito além dos modelos. Independentemente se o jeans vem direto dos anos 90 como o mom e o cargo, ou se é no modelo da queridinha das passarelas internacionais, a pantalona, o importante é a autoaceitação. "Acredito que quando nos gostamos, nos aceitamos, tudo fica mais fácil. A moda tem o poder de representar nossa personalidade, nos posicionar com mensagens sociais e, claro, trazer muita diversão. Mas existe uma busca por harmonização ideal de proporções, e algumas dicas funcionam muito para quem busca esse equilíbrio. Mas a melhor dica está em valorizarmos nossa beleza individual! Nos valorizar do jeito que somos", finaliza a estilista.
(Por Anna Wery)