O acid jeans é um efeito manchadinho que parece ter sido feito com água sanitária sobre o denim. O estilo vem aparecendo nas passarelas das semanas de moda nacionais e internacionais em paralelo com o retorno fashion do tie dye, aquele efeito manchado que está em alta tanto em looks casuais quanto em produções mais festivas.
O recurso apareceu, por exemplo, na passarela da Stella McCartney que apostou no visual manchando até em looks com peças combinando. Os conjuntinhos em acid jeans podem ser vistos, também, na coleção do inverno 2019 da marca brasileira Two Denim. O look manchadinho, aliás, pode ser visto em diversas tonalidades de jeans. A lavagem mais escura é uma das trends atuais. Mas o visuais mais contrastantes, como o da própria Stella McCartney andam dominando as passarelas fazendo um efeito de tie dye no jeans mais marcado.
O conjuntinho, aliás, é uma das apostas mais certeiras da temporada. O recurso está em alta já há algumas temporadas e vem aparecendo em diferentes versões. Uma das mais celebradas é o estilo pijama. Em jeans, os estilos variam. No desfile da parceria entre a marca de fast fashion Sueca H&M e a grife Moschino.
A pegada utilitária é outra trend da temporada e o jeans manchadinho apareceu, também, nas calças cargo, uma das peças da vez. Ousada, a maison francesa Balmain apostou em modelos assim combinados com luxuosos tops bordados em paetês, além de apostar em parkas, jaquetas e outras combinações com o street wear. Inusitado, o estilo vai a festas mais descoladas até uma ocasião mais casual para quem não tem medo de chamar a atenção. O item utilitário foi usado para montar um look em jeans total na Fendi, por exemplo, que complementou a produção com blazer sequinho e bem cortado.
Versátil, o jeans também pode combinar com os looks de verão e fica lindo em peças como minissaia, short e jardineira. Os conjuntinhos, aliás, uma das principais trends dessa temporada, são ainda mais versáteis e atemporais quando feitos em jeans. É que as peças -- se usadas separadas-- jamais saem de moda, e juntas estão mais em alta do que nunca.