A novela "Mulheres Apaixonadas" mostrou dramas e amores do cotidiano do Leblon, na Zona Sul do Rio de Janeiro, levantou temas como a violência urbana, com Fernanda (Vanessa Gerbelli), e o celibato dos padres da Igreja Católica. Exibida originalmente em 2003, a trama de Manoel Carlos, cujos principais finais você vê aqui, voltou ao ar pela segunda vez no "Vale a Pena Ver de Novo" nesta semana.
Na novela, o padre italiano e progressista Pedro Lavecchia (Nicola Siri) foi o responsável por celebrar o casamento de Marina (Paloma Duarte) e Diogo (Rodrigo Santoro) e a primeira comunhão dos estudantes da Escola Ribeiro Alves. No local, o amigo de Téo (Tony Ramos) acaba conhecendo Estela (Lavínia Vlasak) quando a prima de Helena (Christiane Torloni) ainda era criança.
Apesar da pouca idade, Estela acabou se apaixonando pelo religioso. Os anos se passam e no casamento de Marina e Diogo, a jovem se reencontra com o padre e passa a fazer de tudo para que Pedro largue a batina, na história que reúne vários atores já falecidos como Claudio Marzo.
E após 203 capítulos, você se lembra se Pedro e Estela tiveram um final feliz? O Purepeople te conta!
Sim! Os dois ficam juntos no último capítulo da novela. Essa temática de padres que ficam divididos entre a Igreja e o amor já havia sido visto em "Roque Santeiro" (1985) e na minissérie "Pássaros Feridos" (1983) e seria revisto em "Além da Ilusão" (2022, com os personagens de Debora Ozório e Jayme Matarazzo).
Apesar da trama ter chegado ao fim só em outubro, em maio já se sabia que o Padre Pedro largaria a igreja por causa de Estela. Na época, o artista com trabalhos também na Record TV estava lendo com frequência a Bíblia e voltado a se confessar após duas décadas, como relatou ao "O Globo". Já Manoel Carlos disse ter se inspirado em um padre que dava aulas em um internato em Bragança Paulista, no interior de São Paulo, nos anos 1940.
Na reta final da novela e cada vez mais dividido entre a Igreja e Estela, o padre fugiu para uma cidade longe da capital fluminense escondido da tia, interpretada por Walderez de Barros. Claro que logo a patricinha descobriu a fuga e não demorou para conseguir saber o paradeiro do seu grande amor.