A estreia da novela "Mulheres Apaixonadas " está completando 20 anos e ainda este mês estará de volta no "Vale a Pena Ver de Novo" da Globo para substituir "O Rei do Gado" (veja aqui os principais finais da trama rural). De autoria de Manoel Carlos, o folhetim discutiu orientação sexual, agressão contra as mulheres e idosos, e violência urbana. No elenco, nomes como Christiane Torloni, José Mayer, Susana Vieira, Helena Ranaldi, Regiane Alves e Marcos Caruso.
O Purepeople já contou como foram os principais finais da novela e de quem a sofrida Salete (Bruna Marquezine) é filha. E agora presta uma homenagem aos atores falecidos do elenco, como Louzadinha e Serafim Gonzalez.
- OSWALDO LOUZADA/LOUZADINHA - ator que deu vida ao Leopoldo, o avô paterno de Dóris (Regiane Alves) na ficção morreu em 22 de fevereiro de 2008 aos 95 anos de falência múltipla dos órgãos. O artista havia estreado na TV em 1956 na extinta TV Tupi. Chegou na Globo em 1971 com a novela "Bandeira 2".
Na sequência foi visto em outras produções como "Cabocla" (versão original), "Brilhante", "Hipertensão" e "Vamp", além de episódios do "Você Decide" e de um especial de Natal da Xuxa. A carreira acumulou ainda papéis no teatro e em filmes como "Rico Ri à Toa" e "Lampião".
- CARMEN SILVA - menos de dois meses após a morte de Louzada, a atriz faleceu em 21 de abril aos 92 anos, também de falência múltipla. Na novela, a artista deu vida a Flora, mulher de Leopoldo. Assim como ele, Carmen estreou a Tupi. Em 1970, atuou pela primeira vez em novela da Globo, "Pigmalião 70".
Depois, participou das versões originais de "Os Ossos do Barão" e "A Viagem", além de novelas na Band e SBT. Carmen ficou de 1984 a 2003 sem ser vista em produções desse gênero. Já no teatro participou de montagens como "Oito Mulheres". E no cinema foram cerca de 20 trabalhos.
- CLÁUDIO MARZO - intérprete do Rafael e homenageado no remake de "Pantanal" faleceu em março de 2015 aos 74 anos por complicações pulmonares. Ao longo da carreira, Marzo esteve em produções da Tupi, Globo e Manchete, sem contar trabalhos no cinema, como em "O Homem Nu", remake de 1997.
- UMBERTO MAGNANI - vítima de complicações de um acidente vascular em 27 de abril de 2016, dois dias após completar 76 anos, o artista foi o Argemiro da trama. O ator esteve em inúmeras peças teatrais e filmes, e passou pela TV Excelsior, SBT, Record TV, Globo e Manchete.
Entre os principais trabalhos os originais de "As Pupilas do Sr. Reitor" e "Mulheres de Areia", além de "Balacobaco" e "Velho Chico", novela que gravava quando faleceu na pele do padre Romão.
- SERAFIM GONZALEZ - o ator foi vítima de uma insuficiência respiratória aos 72 anos em 29 de abril de 2007. Em "Mulheres...", foi o doutor Onofre. O artista ganhou grande projeção em novelas como nas primeiras versões de "Mulheres de Areia", "A Viagem" e "Chiquititas".
- MARLY BUENO - a atriz faleceu em 12 de abril de 2012 aos 78 anos por complicações de uma cirurgia. Em "Mulheres Apaixonadas" ela foi a Marta. A artista havia acabado de gravar sua participação na minissérie "Rei Davi".
Marly esteve na Tupi, Globo e Record, e atuou em cerca de 10 filmes.
- MANOELITA LUSTOSA - a Inês, avó de Salete, morreu no primeiro dia de julho de 2014 aos 72 anos em decorrência de problemas respiratórios. O último trabalho foi no remake de "Dona Xepa" vivendo a Terezinha Cho Lee.
Na TV, foram mais nove trabalhos, no SBT, Globo e Record. E no cinema esteve em seis produções. No fim de 2013, a artista deixou de ser escalada para um especial de final de ano por conta de problemas de saúde.
Outros que já faleceram foram Caco Baresi (em 9 de abril de 2015, aos 54 anos, intérprete do Orlando, vítima de um nódulo pulmonar), Fábio Junqueira (o dr. Marcondes, em 20 de novembro de 2008, aos 52 anos, por conta de edema cerebral) e Miriam Pires (a Laurinda, em 7 de setembro de 2004, aos 77 anos, por toxoplasmose).