A história de vida de Silvio Santos foi colocada em dúvida pela youtuber Srta Bira. A influencer que dá aulas em seu canal na web disse não acreditar que o dono do SBT e dono de uma fortuna já dividida em testamento foi camelô quando jovem. Pela história que conta, Silvio foi indicado por um guarda para fazer teste em rádio ao ser pego no "rapa".
"Quando a gente vê uma história dessas tem que ter um passinho atrás e uma desconfiança no olhar", disparou. "Essa história enriquece tanto a imagem do Silvio que até hoje se descreve como 'sou apenas um camelô'. Com 1 bilhão de dólares", completou Srta Bira. Em um vídeo de mais de 4 minutos, a influencer faz um cálculo de investimento e quanto um dinheiro aplicado renderia com o tempo.
Srta Bira ainda se refere à história de Silvio, avô de 14 netos e dono de um tesouro para os pequenos, como "mito da pobreza". "Bobagem tão básica", resumiu dizendo ser ingênuo quem acredita na versão narrada pelo dono do SBT, do qual se afastou há quase dois anos, mas para onde ainda pode voltar.
A influencer não chega a citar outros trabalhos de Silvio, como na barca que faz a travessia Rio-Niterói, nem suas empresas, como o Baú da Felicidade, ou sequer sua atuação como apresentador de TV desde os anos 1950. Além disso, o empresário aumentou sua fortuna vendendo até algo que detesta, e chegou a ser contratado da Globo, onde pode ganhar homenagem em 2025.
Ao ser repostado pelo canal "Circo da Mídia", os internautas se dividiram. Alguns reforçaram crer na versão de Silvio, e outros apoiaram a Srta. "Por que ter dinheiro no Brasil incomoda tanto os outros?", quis saber um. "Nunca ouviu a história dele, antes do vídeo ela deveria estudar sobre ele, aí ela entenderia que o dinheiro não veio da caneta que ele vendeu .. credibilidade zero!", disparou uma segunda.
"Senti cheirinho de inveja", resumiu uma terceira. "Minha avó dizia que era verdade. Pois meu avô por um tempo foi sapateiro em Cascadura (Zona Norte do Rio) e ele trabalhava ao lado do meu avô!", completou outra.
"Sempre acreditei nessa história pois nunca pesquisei a fundo, depois desse vídeo, nunca mais acreditei nessas historinhas", discordou uma. "Nem adianta explicar. A galera não tem nem consciência de classe, dirá ter consciência de como a burguesia é feita e mantida no Brasil", prosseguiu outra. "Completamente lúcida e coerente!" e "necessária demais" foram mais comentários a favor de Srta.