O Conselho de Ética do Conar (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária) arquivou uma denúncia feita pela Sociedade Vegetariana do Brasil contra o comercial "Pergunta se é Friboi - Rio de Janeiro", protagonizado por Tony Ramos. No anúncio, uma nutricionista aparece conversando com o ator e, no bate-papo, ela diz que o consumo de carne é "essencial".
"Carne é essencial, é proteína. Tem que ser inspecionada, tem que ser de confiança. Sou nutricionista, Tony. Minha função é essa: orientar sobre cuidados com a alimentação", diz a profissional ao ator, no vídeo. Na denúncia feita ao Conar, os vegetarianos questionaram a comprovação científica da afirmação.
Em sua defesa, a Friboi alegou que a propaganda não desmerece hábitos vegetarianos e citou estudos feitos pelo Ministério da Saúde que recomendam acompanhamento médico às pessoas que adotam hábitos vegetarianos. Por unanimidade, o Conselho de Ética - composto por cerca de 180 integrantes - não concordou com a alegação dos vegetarianos e decidiu arquivar a denúncia.
Procurado por Purepeople, Tony não desmerece a queixa feita. "Esse tipo de preocupação dos vegetarianos é válida, normal e estão no direito deles. Mas quem gosta de comer carne também está no seu direito, até por ser um hábito cultural de povos no mundo inteiro", avalia.
"Respeito todo tipo de opinião, como espero que me respeitem. Não é porque como carne que tenho menos caráter que as pessoas que não comem. Basta entender que tem gente que não é vegetariana, apenas isso. Assim é a vida", completa o ator.
Vale lembrar que a propaganda da Friboi com Roberto Carlos causou tanta polêmica que deixou de ser exibida. No vídeo, o cantor afirmava que tinha voltado a comer carne após 30 anos. Os vegetarianos, claro, não perdoaram a postura do artista. Foram tantas críticas que os comentários no vídeo do anúncio no YouTube chegaram a ser bloqueados, mas foram liberados depois.
(Por Anderson Dezan)