Você já teve a sensação de experimentar um perfume, achar ele incrível, passar mais algumas vezes e, eventualmente, o seu cheiro mudar? Pois é, não é loucura da sua cabeça. Isso realmente pode acontecer e tem alguns motivos que justificam a alteração no aroma da fragrância, que podem variar desde a sua própria acomodação olfativa até a oxidação do produto.
O primeiro fator é uma questão pessoal. A acomodação olfativa acontece bastante, e ela está relacionada ao fato de você sentir o cheiro do perfume de uma forma e, depois, ter uma outra experiência. Esse fato se dá, possivelmente, porque na primeira vez você pode ter sido confundido por conta de outros aromas do local em que estava - como, por exemplo, ao conhecer fragrâncias em uma loja de departamento -, ou então só conseguiu descobrir todas as suas notas mais tarde.
Depois que você realmente sente todos os ingredientes que dão origem à composição do seu perfume, é possível perceber algumas diferenças sutis. Elas podem fazer você amar ainda mais a fragrância ou acabar detestando ela.
Agora, há também fatores externos que podem contribuir com a mudança no aroma do perfume. O primeiro deles é a oxidação. A degradação natural do líquido é algo impossível de impedir. No entanto, tem vezes que esse processo pode ser acelerado, o que faz com que você perceba rapidamente uma mudança no artigo.
Outra coisa que pode afetar o cheiro do produto em questão é a sua má conservação. Deixar ele exposto à muita luz e em um ambiente com variação de temperatura pode criar reações indesejadas que alterem sua composição. Por isso, o ideal é armazená-lo na sua caixinha original e em um lugar com temperatura ambiente.
Por último, não dá para esquecer que sempre é possível que sua fragrância tenha vindo com defeito de fábrica, por isso ela tem um cheiro diferente do perfume com o qual você conhecia anteriormente. Ainda que essa última possibilidade seja mais rara de acontecer, não podemos descartá-la.