Decidir qual será seu próximo perfume nem sempre é uma escolha fácil. Há quem prefira procurar inspirações nas escolhas de famosos, quem tenha uma fragrância especial que já virou marca registrada ou mesmo quem mude de perfume a cada nova estação.
Independente de como seja feita sua decisão, entender mais sobre alguns termos da perfumaria pode ser um ponto decisivo para fazer escolhas mais assertivas. O universo da perfumaria tem um vocabulário bastante específico que pode confundir quem não está tão ambientado.
Os perfumistas Fabiano Ramos e Carolina Monteiro, da perfumaria Ginger, decifram, a seguir as principais expressões mais procuradas. "Entender um pouco mais sobre essas nomenclaturas não ajuda apenas o time que cria, mas auxilia também no momento da escolha da sua próxima fragrância", indica Fabiano.
Certamente você já ouviu que um perfume é amadeirado, floral ou frutado. Esses adjetivos estão diretamente associados às notas olfativas dele, que são unidades usadas para construir uma fragrância.
Segundo os especialistas, atualmente existem mais de 2.500 tipos de moléculas odoríferas, sintéticas e naturais, que podem ser combinadas para criar um cheiro.
"Porém, para conseguir encontrar a combinação perfeita, não basta ter um nariz apurado. Além de um interesse natural por cheiros, ser curioso, criativo, estar antenado às tendências do mercado e possuir uma memória ia olfativa treinada para identificar as mais diversas moléculas e como cada uma se comporta, também são características fundamentais", explica Carolina.
Outro termo bastante recorrente na perfumaria é a pirâmide olfativa: trata-se da forma como as notas olfativas são classificadas de acordo com sua predominância em uma fragrância. "Elas são divididas entre topo, corpo e fundo", detalha.
Aqui, trata-se daquelas notas que são sentidas assim que um perfume ou fragrância é borrifado. É o primeiro cheiro a ser sentido e costuma a ser mais leve e evaporar rapidamente.
"Podemos dizer que este é o momento da conquista, já que, isso é o que vai determinar se aquele cheiro é o que o cliente espera ou não. É o amor à primeira nota", compara Carolina, em tom divertido.
As notas de corpo, por sua vez, aparecem em seguida, alguns minutos após a borrifada. Elas são mais persistentes e aquelas responsáveis por dar personalidade ao perfume ou fragrância, além de não desaparecerem com facilidade.
"É o que dá a 'personalidade' à fragrância, seja em um perfume, um aromatizador de ambientes ou sanitizante, e que faz com que as pessoas se questionem sobre 'que cheiro é esse?'", indica o perfumista.
Finalmente, o especialista conta que as notas de fundo são as que duram por mais tempo. Isso acontece porque, quimicamente, elas têm um peso molecular maior. Também costumam ser mais intensas do que as anteriores.
Além das notas, outra procura muito recorrente é sobre a projeção de perfumes e fragrâncias. Trata-se da intensidade do cheiro. Simplificando: é o quanto a fragrância pode ser sentida por outras pessoas que também estejam naquele ambiente.
A projeção pode ter níveis mais altos ou baixos, variando conforme os ingredientes e concentrações usadas no produto. "Para sabermos a exata projeção que queremos que aquele cheiro tenha, é muito importante entender a finalidade daquela fragrância e ter o nariz em sintonia para entender que alcançamos o objetivo", pontua Carolina.
Originário do francês "acordar", sillage é aquele rastro de cheiro que fica no ambiente depois que uma pessoa passa.
Um acorde é o nome dado à combinação de notas de uma mesma categoria. "Criado para proporcionar uma identidade própria a uma fragrância, geralmente é construído para definir um cheiro mais difícil de ser encontrado naturalmente", conta a perfumista.
Você sabia algum desses termos? Qual deles vai usar sem falta na hora de escolher seu próximo perfume?