O que você faria se tivesse a oportunidade de viajar até Washington DC? Se você não tem uma resposta precisa, espere para ver a reportagem de Poliana Abritta para o "Fantástico". A jornalista, que mantém a vida pessoal discreta na web, foi até os Estados Unidos para apresentar a curiosa história da astrônoma e astrofísica Duília de Mello, a Mulher das Estrelas.
Em um conversa inspiradora para o novo episódio de "Mulheres Fantásticas" deste domingo (23), a apresentadora, que é mãe de trigêmeos e incentivadora da ciência, mostra os dois lados de Duília: a mulher e a profissional. Em um post no Instagram, a parceira de Maju Coutinho no "Fantástico" escreveu:
A gente faz uma série em que mulheres falam de mulheres, em que mulheres apoiam mulheres... é fato: juntas somos mais fortes, além de ser muito mais divertido!
Em seguida, ela citou a produtora Lorena Barbier, com quem realizou a reportagem em Washington: "Obrigada pela parceria tão ponta firme, por toda a leveza e a paz até nos perrengues."
A série completou 5 anos no ar com mais de 25 episódios retratando histórias de mulheres da educação, ciência, direitos humanos, empreendedorismo e a Globo confirma: "A nova temporada já em andamento para 2023."
O ingresso na faculdade de Astronomia, na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), veio após Duília superar dificuldades financeiras e familiares. Foi na vida acadêmica que ela encontrou os caminhos para se dedicar à astrofísica extragaláctica.
Em seguida vieram o mestrado e doutorado em São Paulo, depois o pós-doc no Chile, e o passo seguinte foi o Instituto do telescópio espacial Hubble, nos EUA.
Hoje, Duília de Mello trabalha como professora do departamento de Física da Universidade Católica de Washington. E não para por aí! A brasileira acumula o cargo de Vice-Reitora e é a primeira mulher a assumir este posto. Dá aula de física e astronomia a universitários de graduação.
A reportagem de Poliana Abrita conta algumas curiosidades sobre Duília: uma delas é que ela trabalhou na NASA por 5 anos e hoje atua como pesquisadora associada do Centro de Voo Espacial Goddard da NASA.
A personagem do "Mulheres Fantásticas" é especialista em análise de imagens do telescópio Hubble e Escreveu mais de 100 artigos científicos. Para incentivar os jovens a seguir carreira científica, ela escreveu dois livros voltados para o público infantil e juvenil.
Entre os projetos atuais revelados na reportagem, ela conta que um deles é com o Hubble para entender como as galáxias espirais (que se parecem com as vias lácteas) se formaram. O outro é com simulações no computador para entender como as galáxias em colisão formam as estruturas que têm do lado de fora. Todos os detalhes do papo será exibido neste domingo (23), no "Fantástico".