Madonna deu o que falar no palco do Grammy Awards. Mesmo com seu discurso sobre rebeldia e controvérsias na indústria musical, o público deu mais atenção para a aparência da cantora. Nas redes sociais, internautas criticaram os procedimentos estéticos da rainha do pop que, segundo os comentários, estava "irreconhecível".
Especialista em harmonização facial e corporal, Eduardo Crivelenti comenta a obsessão pela perfeição e suas consequências como a pillow face.
"No meio profissional chamamos de 'rosto de travesseiro', cujo efeito se assemelha ao inchaço do rosto ao acordar, mas é um efeito colateral do mal uso do ácido hialurônico, que pode ter sido utilizado em excesso. É possível percebê-lo principalmente nos lábios, contorno do rosto como queixo, mandíbula e bochecha", explica.
De acordo com profissionais atuantes no mercado de harmonização facial, o único modo para que os pacientes evitem o pillow face é a realização com médicos confiáveis. Em diversos casos, o excesso do composto químico utilizado pode causar uma artificialidade ao visual do paciente, com impressão de estranheza aos espectadores.
"A questão da vaidade passa a não estar associada com idade. Nos últimos tempos observamos que o público também busca por meios que mantenham a aparência em dia. Também importante é a associação da vaidade com autoestima da pessoa. As cirurgias conduzem essa melhoria na saúde mental", comenta Eduardo.