Madonna rebateu os comentários e as críticas sobre a sua aparência na noite de premiação do Grammy (veja os looks da premiação). Irritada, a cantora fez um desabafo no Instagram com relação a polêmica foto em que aparece com o rosto inchado ao discursar no evento e reclamou da repercussão.
Intérprete de sucessos como "Holiday", "Like a Virgin" e "Open Your Heart", Madonna explicou que a imagem foi distorcida e lamentou ter tido o discurso ofuscado por preocupação com estética.
"Em vez de focarem no que eu disse em meu discurso, que era sobre agradecer pelo destemor e frescor de artistas como Sam Smith e Kim Petras, muitas pessoas optaram por falar apenas sobre minhas fotos em close-up. Fotos tiradas com uma câmera de lente longa que distorceria a cara de qualquer um! Mais uma vez, sou pega no brilho do preconceito de idade e da misoginia que permeia a sociedade em que vivemos", disse.
"Vivemos em um mundo que se recusa a celebrar a mulher que passa dos 45 anos e sente a necessidade de puni-la se ela continuar obstinada, trabalhadora e aventureira", prosseguiu.
Madonna também confidenciou que não se abalou com as críticas e até citou a música "Break My Soul", de Beyoncé. A artista falou sobre seu pioneirismo em atitudes de liberdade feminina na música.
"Nunca me desculpei por nenhuma das escolhas criativas que fiz nem pela minha aparência ou vestido, e não vou começar. Fui degradada pela mídia desde o início da minha carreira, mas entendo que tudo isso é um teste e estou feliz em fazer o pioneirismo para que todas as mulheres depois de mim possam ter uma vida mais fácil nos próximos anos", declarou.
Ainda segundo Madonna, ela seguirá levantando sua bandeira pelos próximos anos: "Estou ansiosa por muitos anos de comportamento subversivo, ultrapassando limites, enfrentando o patriarcado e, acima de tudo, aproveitando minha vida".