Madonna surgiu com a aparência transformada na noite de premiação do Grammy, que revelou tendências fashion que prometem fazer sucesso em 2023. Com o rosto aparentemente inchado, a diva pop recebeu inúmeras críticas na web e desabafou: "Mais uma vez, sou pega no brilho do preconceito de idade e da misoginia que permeia a sociedade em que vivemos".
Mas apesar de a artista colocar a culpa na imagem distorcida de câmeras com lentes de longa distância, para a médica especialista em estética, Dra. Fernanda Nichelle, Madonna pode ter exagerado nos procedimentos estéticos que, segundo ela, não foram bem executados no rosto da cantora.
"Faces com características muito parecidas e replicadas, para mim, como profissional que atuo há muitos anos exclusivamente nesta área, fica muito claro o exagero de procedimentos com resultados muitas vezes inestéticos e pouco naturais", pontuou a Dra. Fernanda ao Purepeople.
A profissional explicou que muitas vezes, na tentativa de conseguir resultados rápidos, comete-se o exagero nos procedimentos, cada vez mais procurados pelos famosos. "Percebe-se uma técnica ao exagero de volume na face. Volumizadores (preenchimento) faciais usados visando um resultado rapidamente perceptível aos olhos. Infelizmente, hoje, o exagero e a falta de senso estético estão na moda", lamentou.
Fernanda Nichelle explicou que, para ela, o melhor resultado é aquele que quase passa despercebido: "No meu ponto de vista, se percebemos que foi feito, não está bem feito". E justificou: "Eu acredito e pratico uma medicina da beleza baseada na naturalidade dos resultados. Na melhora evidente, porém sutil. A linha que divide o 'belo' do 'estranho' é muito tênue e cabe ao médico, conhecedor da ciência e admirador da arte, saber até onde pode atuar. E principalmente, saber fazer seu paciente entender isto!".
Segundo a médica, durante os procedimentos estéticos existe um padrão de beleza a ser seguido, mas ela explica que as características precisam ser alinhadas individualmente com cada rosto. "Estudos científicos afirmam que o padrão atual de beleza facial feminina identifica características similares em algumas faces consideradas mundialmente belas. Identificamos rostos que apesar de muito diferentes reúnem as mesmas características", frisou.
E detalhou: "Os mais comuns são preenchimento da região malar e zigomática (maçãs do rosto), preenchimento da mandíbula, que pode fazer um efeito de afundamento no centro da bochecha, lábios carnudos e sobrancelhas bem posicionadas. Tudo blindado por uma pele que não permite nenhuma sombra 'fora do lugar'".
No entanto, para Fernanda Nichelle, os erros acontecem quando os profissionais apenas usam esse padrão pré-definido sem adequá-lo às diferentes características das pacientes: "O resultado é responsabilidade do profissional. O que vejo hoje, cada dia mais frequente, são 'fórmulas de bolo' sendo replicadas nas faces das pessoas".