Conhecido como Outubro Rosa, o mês é marcado pela conscientização mundial contra o câncer de mama e, muitas vezes, recuperando a autoestima de mulheres que estão enfrentando a doença. Uma das maneiras mais eficazes de reconquistar o amor-próprio é por meio de doações de perucas de cabelo humano, mas poucos conseguem confeccionar uma apenas juntando as mechas com tecimento dos fios doados. Em entrevista ao Purepeople, a peruqueira e professora do projeto "Força na Peruca" da Fundação Laço Rosa, Ester Santos, explica alguns passos do procedimento, além de ensinar como cuidar das perucas: "Alguém experiente leva 2 dias para fazer uma peruca, dependendo da habilidade, mas demora menos de um dia só para costurar e tecer o cabelo médio de 20 a 25 centímetros."
Após receber os fios doados por todo o Brasil, as voluntárias do projeto, que costumam ser mulheres que já venceram o câncer, fazem uma seleção dos cabelos. "Primeiramente, separamos o cabelo por meio de uma triagem que vai avaliar tamanho, espessura, textura e cor", declara a especialista ao esclarecer: "Tentamos igualar o máximo possível um fio do outro, porque não tem como fazer uma peruca só com uma mecha de cabelo." Depois disso, é preciso ver se será possível confeccionar a peruca com as mechas arrecadadas. "Pesamos o cabelo e gastamos em média 130 gramas para fazer uma de cabelo médio", revela a profissional ao acrescentar: "A quantidade de mechas varia de 3 a 5 doações, dependendo do volume do cabelo de quem doou."
O cabelo é costurado igual muitas roupas como os estilos de jeans para a temporada verão 2019. "Depois da separação, iniciamos o tecimento com uma máquina de costura", conta Ester ao descrever parte da confecção: "Depois vemos o tamanho do cabelo, porque começamos do menor para o maior na hora de montar a peruca. Isso, porque é de acordo com a altura que o cabelo ficará na peruca." Depois de selecionar os fios pequenos para a parte de baixo e os grandes para a parte de cima da peruca, chegou a hora de unir os cabelos: "Mediante a isso, começamos a montagem da peruca com as mechas já tecidas."
Saiba mais: entenda todos os detalhes da mamografia
Para finalizar o procedimento, a fundação também cuida da parte da limpeza do cabelo. "A higienização é a hora da lavagem, que é feita como se fosse um cabelo normal, mas em uma bacia", orienta a especialista ao informar: "Uma bacia com shampoo e outra com condicionador. Eles devem ser dissolvidos na água e, nunca, colocados diretamente na peruca." Para a lavagem funcionar, é essencial se atentar a quantidade de produto na água. "São 3 litros de água pra 100ml de shampoo e condicionador", recomenda a profissional ao contar o próximo passo: "Às vezes secamos com o secador, mas, quando é cacheado, a gente deixa secar naturalmente. Quando a paciente quer um cabelo mais modelado, a gente escova."
Para manter a peruca por mais tempo, é preciso seguir as recomendações da Ester. "Não deixar exposto a poeira, tentar formar uma base ou deixar pendurada sempre tampada com uma toca para não ter contato com a poeira", aconselha a especialista, citando algo que também é combatido com o cronograma capilar, ao explicar: "Não precisa lavar toda vez que usa, mas o adequado é limpar uma vez na semana ou de 15 em 15 dias para não ficar com o cheiro de suor na tela de renda.Deixe secar normalmente." A duração da peruca vai depender dos cuidados estabelecidos com ela: "Quando usada diariamente e tratada conforme a orientação, ela costuma durar em média uns 6 meses. Além de lavar, a paciente pode secar, escovar, fazer babyliss e chapinha, porque é um cabelo humano."
(Apuração por Carol Borges e texto por Fernanda Casagrande)