Vladimir Brichta é um dos maiores atores da teledramaturgia brasileira, sendo destaque, por exemplo, no novo melodrama da Netflix 'Pedaço de Mim'. Algo que pouca gente sabe é que o nome diferente do artista casado com Adriana Esteves foi escolhido como uma forma de homenagear vítimas da ditadura no Brasil.
Há quatro anos, em entrevista para Serginho Groisman no 'Altas Horas', o ator contou que seu nome completo é Paulo Vladimir Brichta, sendo uma homenagem ao educador Paulo Freire e também ao jornalista Vladimir Herzog, morto durante o regime militar brasileiro (1964 - 1985). Arno Brichta, pai do artista e professor de Geologia na Universidade Federal da Bahia (UFBA), também é ativista ambiental e foi preso, tal como o comunicador, no mesmo período.
Na plateia da atração, Arno confirmou as homenagens e contou que o motivo de ter sido preso foi não esconder o que pensava. "Um dos motivos foi falar o que eu penso. Mas, também, por defender certos princípios que envolvem, inclusive, temas como defesa do meio ambiente, respeito ao próximo, direito de expressão, de ser professor...", declarou ele, ganhando palmas da plateia. "Viva o professor brasileiro!", celebrou Serginho.
No ar em 'Pedaço de Mim', primeiro melodrama da Netflix, Vladimir interpreta o problemático Tomás. Inicialmente, ele é o par romântico de Liana (Juliana Paes), mas ao decorrer dos capítulos, eles se afastam e o advogado beira a vilania. Na trama, o personagem é pai biológico de um dos filhos gêmeos da protagonista, mas tem dificuldades em 'aceitar' o outro bebê, fruto de um estupro. Uma curiosidade interessante é que o enteado do ator e filho de Adriana Esteves, Felipe Ricca, também está na produção!