Paulo Coelho completa 66 anos neste sábado (24), com cinebiografia em fase de pós-produção e com previsão de estreia para o primeiro semestre de 2014. As informações foram dadas pela Filme Rio – Rio Film Commission (FR-RFC), em julho. As filmagens de "Não pare na pista: A melhor história de Paulo Coelho", protagonizado pelo ator Julio Andrade, que também integra o elenco de "Serra Pelada", terminaram em 2 de julho, na Espanha, onde foram rodadas as últimas cenas. O Rio de Janeiro também serviu de locação.
O longa sobre o escritor não é sua primeira relação com o cinema. "Veronika decide morrer" foi o primeiro dos livros do autor a virar filme. Outros filmes que foram baseados em obras do escritor foram "O alquimista", "Onze minutos" e "A bruxa de Portobello". Houve uma produção realizada no Japão, em 2005, também baseada em "Veronika decide morrer", que ganhou o título de "Veronika Wa Shinu Koto ni Shita". Quando a produção brasileira foi confirmada, em 2009,Paulo Coelho não tinha tido a oportunidade de conferir a versão japonesa.
Paulo Coelho também teve experiência em direção. Ele fez um documentário sobre o Caminho de Santiago, produzido por um canal de televisão da Dinamarca. As filmagens foram em Santo Domingo de la Calzada, na Espanha. Entre 1982 e 2012, ele publicou 27 livros. O primeiro foi "Arquivos do Inferno" e o último foi "O manuscrito encontrado em Accra".
O aniversário de Paulo Coelho é neste sábado, dia 24, mas nessa data ele prefere passar recluso, em sua casa nos Pirineus franceses. Há 26 anos, o escritor opta por realizar as comemorações no Dia de São José. Paulo Coelho adotou a tradição espanhola quando fez o Caminho de Santiago, nos anos 80, e, a partir daí, não deixa 19 de março passar em branco. Neste ano, a comemoração foi em Atenas, na Grécia, e contou com 119 convidados.