Basta sair na rua que Paula Barbosa , a Gina de "Meu Pedacinho de Chão ", é logo abordada por uma criança. "Você é a Valente?", costumam perguntar. Bem-humorada, ela prefere não destruir o sonho infantil e se assume como a heroína 'ruiva e descabelada' da animação infantil americana produzida pelo estúdio Pixar.
"As próprias crianças figurantes da novela pensam que eu sou a personagem. Quando nos encontramos na gravação pela primeira vez, eles me abordaram e eu não quis acabar com esse encantamento. A personagem teve muitas referências, mas Valente realmente foi uma delas", afirma Paula para o Purepeople.
Assim como a protagonista da trama, Bruna Linzmeyer, a atriz também descoloriu todo o cabelo para poder pintá-lo com um tom laranja. E para ganhar o ar desleixado da personagem 'mulher-macho', colocou megahair para dar ainda mais volume aos fios. "Sempre tive pouco cabelo e agora está uma loucura! Eu apenas lavava e saía. Hoje tenho que hidratar, pentear para tirar os nós e domar a juba", brinca a atriz, que começou o seu processo de transformação em novembro do ano passado. E para dar um plus à composição, também deixou de fazer as unhas, sobrancelhas e até de depilar as axilas.
"Não tive problema nenhum em abrir mão da vaidade. Isso me ajudou a dar uma postura melhor a personagem. No começo confesso que eu pensava: meu Deus, isso já está demais! A ideia era dar mesmo esse choque inicial para ao longo da trama ela pudesse descobrir a feminilidade. E esse olhar, eu só poderia ter se tivesse muito dentro da personagem", diz.
Dica de vô
Paula conta que o convite para atuar em "Meu Pedacinho de Chão" partiu do avô, o autor Benedito Ruy Barbosa. Quando estreou na TV como a casadoira Edith, no remake de "Paraíso", a atriz recebeu um emocionado telefonema do novelista. "Ele me disse: Você é a minha Gina", relembra Paula, que esperou cinco anos para que o convite fosse formalizado. Neste tempo, ela participou da novela "Amor Eterno Amor."
"Não me sinto mal por ser neta do Benedito e estar na novela. Em Paraíso eu ainda pensava 'o que podem achar e tal'. Mas hoje não crio expectativas quando a isso. O meu avô é muito sincero e nunca comprometeria o seu trabalho. Ele está apostando em mim e fico muito feliz por isso", analisa Paula.
Nascida em uma família de artistas (ela é filha de Edilene Barbosa e irmã de Marcos Barbosa Di Bernardo, que são colaboradores de Benedito na trama), Paula aproveita a proximidade com o avô para pegar dicas valiosas. O autor acompanhou no set algumas gravações da novela em que ela estava, mas fez questão de assistir ao primeiro capítulo da novela junto com os telespectadores. Segundo Paula, ele gostou do que viu até agora e a avaliação sobre a sua atuação foi positiva.
"Para esse trabalho ele me disse para que eu não pegasse a primeira impressão dela. Imitar homem, todo mundo imita. Eu tinha que me aprofundar no porquê de Gina ser masculinizada e onde esconde o seu lado feminino", conta a atriz, revelando que quase não usa maaquiagem durante as cenas demora cerca de duas horas só para arrumar o cabelo.
Feminina
Aos 27 anos, Paula não tem nada da personagem. Apesar de estar com as unhas por fazer e as axilas sem depilar, ela mantém a feminilidade e gosta de se produzir para sair com o noivo, o músico Diego Dalia, com quem está há três anos.
"Ele está curtindo muito esse processo e me dá muita força. Ele sabe que com um trato tudo volta para o lugar", diverte-se Paula, revelando que já aprendeu a lidar bem com os cabelos rebeldes de Gina. "Aprendi uns penteados bem legais! Dou um jeito e saio linda por aí. A personagem precisa do cabelo para se esconder, mas estou usando para fazer um estilo diferente."
Quem parece não ter gostado muito do novo visual de Paula foi a afilhada, Luiza, de 3 anos. No começo, ela até identicou a madrinha como Valente, mas quando a viu pela primeira vez em cena soltou a pérola: "A dindinha virou uma bruxa!" Paula ri da reação da menina, mas discorda. "Estou me sentindo muito princesa com esse cabelo laranja."
(Por Renata Mendonça)