A confirmação de 'Paraíso Tropical' caiu como uma bomba para os telespectadores. Isso porque a Globo já estava em processo de cortes de 'Salve Jorge', prevista para ocupar o horário vespertino na TV.
Sendo assim, a trama de Gilberto Braga e Ricardo Linhares pode ser um acerto na emissora carioca, vide que entrará em dezembro, ou seja, no início do verão.
Exibida entre 5 de março e 28 de setembro de 2007, com 179 capítulos, a novela contou com um elenco eclético, base dos autores que gostam de contar com mesmos atores em suas obras, na maioria, veteranos da dramaturgia.
Como pano de funo a cidade do Rio de Janeiro, 'Paraíso Tropical' retrata o carinho de Antenor (Tony Ramos ) ao afilhado Daniel (Fabio Assunção ), que gera revolta ao inescrupuloso Olavo (Wagner Moura ). Para evitar que o rival tome posse do hotel Duvivier, Olavo cria uma série de armações perigosas.
O lado romântico da trama principal giram em torno dum triângulo amoroso. Durante uma viagem à Bahia, Daniel conhece Paula (Alessandra Negrini ), filha de uma cafetina, por quem se apaixona. O grande problema é que o galã será manipulado por sua irmã gêmea, Taís, criando conflitos no relacionamento com a mocinha da história.
Infelizmente, uma alta porcentagem do elenco não está mais entre nós. O autor Gilberto Braga, por exemplo, faleceu em outubro de 2021 em decorrência de uma infecção generalizada. Mas não foi somente o dono da obra que deixou um legado consolidado, veja abaixo quem já faleceu nos últimos anos:
- Eduardo Galvão: Intérprete de Urbano, o ator faleceu em 2020 decorrente de complicações respiratórias causadas pela COVID-19.
- Lúcio Mauro: o comediante interpretou Veloso na trama das nove. O ator faleceu aos 92 anos após problemas respiratórios, em 2019.
- Caio Junqueira : o ator, vítima de um grave acidente de carro no Rio de Janeiro em 2019, fez uma participação durante dois meses como Romeu.
- Expedito Barreira: intérprete do personagem Souto, o ator, que namorou Rosane Goffman, faleceu em 2017 sem causa conhecida.
- Rogéria: figura emblemática da televisão brasileira, Rogéria ficou conhecida como jurada do programa do Chacrinha. A atriz que fez Carolina na novela da Globo faleceu em 2017, aos 74 anos, devido a uma infecção generalizada.
- Hugo Carvana: um câncer no pulmão levou um dos atores mais queridos da telinha. Hugo Carvana faleceu aos 77 anos, em 2014. Na novela interpretou Belisário, o pai de Antenor Cavalcanti (Tony Ramos).
- Nildo Parente: falecido, aos 75 anos, por complicações de saúde após um AVC, o ator deu vida ao atrapalhado porteiro Pacífico.
- Yoná Magalhães : a aclamada atriz faleceu em 2015, aos 80 anos, por problemas cardíacos. Na trama ela incorporou Virgínia, uma senhora que exalava beleza por onde passava.
- Ada Chaseliov: a veterana foi intérprete de Guiomar. Ela faleceu aos 63 anos, vítima de câncer, em 2015.
- Daisy Lúcidi: a síndica Iracema incomodava os moradores do edifício Copamar. A atriz foi vítima de Covid-19, aos 90 anos.
- Francisco Nagem: conhecido como seu Elias do Sítio do Picapau Amarelo, em Paraíso Tropical deu vida à Cerqueira. O ator faleceu no ano de 2017, vítima de câncer no Rim, em 2017, aos 78 anos.
- Mila Moreira: a famosa atriz fez uma participação especial como apresentadora de TV. Ela faleceu decorrente de uma parada cardíaca em 2022, aos 75 anos.
- Thelma Reston: a veterana fez uma participação especial como Edith. A atriz faleceu em 2012, aos 75 anos após enfrentar uma luta contra um câncer.
- Alexandre Piccini: o ator deu vida à Marcos. Ele faleceu em 2020, vítima de infarto fulminante aos 46 anos
- Brigitte de Búzios: faleceu em 2018, aos 74 anos. Na trama, era amiga de Virgínia (Yoná Magalhães), causa não divulgada.
- Jane Di Castro: amiga de Virgínia (Yoná Magalhães), foi vítima de câncer no fígado. Faleceu aos 73 anos em 2020.
- Mário Mendes: foi um guarda de trânsito na novela. Morreu aos 57 anos, em 2020, vítima de infecção pulmonar.
- Telmo de Avelar: interpretou um padre na trama, faleceu em 2017 de falência múltipla de órgãos aos 93 anos