Em alta nas passarelas desde o ano passado o paetê vem, em 2018, muito mais cool. Perfeito para noites na pista de dança, o material também tem sido proposto em calças, como mostrou Kristen Stweart no red carpet de Cannes, ternos e até para looks diurnos. Em tamanhos e texturas diferentes, além de visuais superdiversos, como babados, laços. Os brilhos podem criar desde um efeito femme fatale para atrair olhares durante a noite até produções cool, perfeitas para as mais ousadas usarem no dia a dia. Se você também acredita que gente é para brilhar, continue lendo!
O pioneiro na trend é o estilista americano radicado em Londres Michael Halpern, novo queridinho da cena fashion, que vem inovando ao usar o material brilhante. Halpern, que lançou sua primeira coleção na Semana de Moda de Londres em 2017, já chamou a atenção de gente do peso de Donatella Versace e Giovanna Battaglia. Seus paetês, usados de forma contemporânea, já conquistaram celebs como Diane Kruger , Marion Cotillard ,Cate Blanchett e Lupita Nyong'o . E é nessa esteira que o revival da tendência vem ganhando força. Marcas nacionais como a Joulik e a Nosf também fazem sua interpretação do recurso, e usam o brilho de uma forma bem divertida. Ambas abusam das cores e criam estampas com trabalhos artesanais preciosos.
Se o objetivo é usar o brilho em festas, o céu é o limite. O prateado, por exemplo, tem sido hit em tapetes vermelhos e se destacou no tapete rosa do VMA 2018. A trend apareceu ainda no último desfile da Rosa Chá, que trouxe o metalizado para as passarelas a todo vapor. Quem não tem medo de chamar a atenção pode investir sem medo em um look total. Já os modelos coloridos, com aplicações em estampas e com uma pegada divertida transitam do dia à noite. Montado com peças separadas, como saias ou jaquetas, o look pode fazer bonito em ocasiões mais casuais, mas também brilhar em uma balada que pede uma produção mais caprichada.
(por Deborah Couto)