Em 'Renascer ', José Inocêncio (Marcos Palmeira ) descobrirá por Rachid (Almir Sater) que Marianinha foi vítima de estupro. A cena irá ao ar na segunda fase da novela.
Em 'Renascer', Rachid (Gabriel Sater) se despediu de José Inocêncio (Humberto Carrão ) quando o deixou na fazenda de Cândida (Maria Fernanda Cândido ). Mas isso não significa que o libanês, que não é turco, encerrou sua participação na novela.
O personagem de Gabriel Sater retornará na segunda fase, por Almir Sater, para continuar sua história e, principalmente, revelar um segredo importante para José Inocêncio (Marcos Palmeira ).
O aventureiro aparecerá no bar de Norberto (Matheus Nachtergaele ), pois sua intenção é comprar a antiga casa de Jacutinga (Juliana Paes ), que irá embora da cidade. Neste meio tempo, ele reencontrará o amigo de longa data e revelará dados sobre um parentesco curioso. Rachid e Inocêncio são concunhados, pois ele se casou com Marianinha, irmã de Maria Santa (Duda Santos ).
Juntos, o casal teve cinco filhos, porém, em seu leito de morte, Marianinha redigiu uma carta para a irmã, a qual Rachid entregará para José Inocêncio, sem saber que a mocinha faleceu anos atrás.
O conteúdo da carta de Rachid é assustador. O texto revela que o primeiro filho de Marianinha é fruto do abuso do pai, Venâncio (Fabio Lago ). Quitéria (Belize Pombal), mãe das meninas, chegou a suspeitar do marido, e o confrontou em determinado momento da história. Obviamente, o jagunço negou a atrocidade.
Seguindo a trajetória da família, Venâncio mantinha Maria Santa ao seu redor. O capataz também demonstrou atração pela caçula quando ela, apenas de vestido, colocava roupas no varal.