Datena está mais uma vez afastado do "Brasil Urgente", da Band, desde quinta-feira (2). Com chance de integrar uma chapa para prefeito de São Paulo nas eleições de outubro deste ano - ele pode ser vice em coligação -, o jornalista de 66 anos passou por uma cirurgia e segue internado em UTI do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo.
Ainda não foi revelado o procedimento pelo qual o apresentador se submeteu. Também não há previsão de quando Datena deixará a unidade e muito menos o hospital. Tampouco se sabe quando o jornalista, alvo de um "conselho" controverso de Ratinho para Marcão do Povo nesta semana na TV, voltará ao trabalho.
Ao "Splash", Datena resumiu sua situação hoje. "Acabei de fazer uma cirurgia. Estou na UTI do Sírio e tô bem. Foi uma cirurgia de questão técnica, nada importante", afirmou o pai de Joel Datena, por quem está sendo substituído no vespertino. Aliás, é o filho dele o mais cotado para ganhar o espaço na grade a ser deixado com a saída de Edu Guedes.
Paulista de Ribeirão Preto, Datena estreou no "Brasil Urgente" em 2003. Oito anos depois, retornou para a Record e reassumiu pela segunda vez o "Cidade Alerta", que já havia comandado em 1998 e 2002. A nova passagem durou cerca de 40 dias e com isso em 2011 saiu da Band e retornou para a emissora do Morumbi, onde comandou ainda "No Coração do Brasil", "Quem Fica em Pé?" e "Agora é Domingo".
Nos últimos anos, as passagens de Datena pelo hospital estão sendo constantes. Em outubro passado, o jornalista passou por duas cirurgias e deixou o programa que tinha na rádio Band - a essa altura, já tinha colocado seis stens cardíacos.
Antes, em outubro de 2020 passou por procedimento para desobstruir artéria cardíaca. Dois anos mais tarde, foi internado por conta da Covid-19. Nesse período, chegou a anunciar a saída da TV para ser candidato, e trocou várias vezes de partido, nunca levando adiante os planos eleitorais.