Adele iniciou um projeto de reeducação alimentar com foco em emagrecimento em abril de 2019. Em um ano, a cantora mudou os hábitos e perdeu cerca de 45 kg. Durante este período, a americana aderiu à Dieta Sirtfood, assim como outros famosos internacionais. Este processo gradativo, no entanto, vai muito além de perder peso! Na verdade, este plano alimentar regula o metabolismo, estimula a circulação e aumenta a expectativa de vida. Apesar de representar uma melhora na qualidade de vida, é importante consultar um nutricionista, ok? Confira!
A Dieta Sirtfood é baseada no preceito de identificar o 'gene da magreza'. Mas o que seria isto? O nosso corpo possui um grupo de 7 enzimas, conhecidas como sirtuínas, que possuem grandes benefícios para a saúde como melhora do metabolismo da glicose e do tecido adiposo. Dessa forma, a ideia é ativá-las ingerindo alimentos específicos. O importante, nesse caso, é identificar quais são eles para incluir na sua dieta alimentar diária.
A Dieta Sirtfood, dessa forma, é baseada em comidas que ativem proteínas benéficas para o nosso corpo, além de serem ricos em antioxidantes, que previnem o envelhecimento precoce das células. Por isso devem fazer parte do cardápio os alimentos como couve, rúcula, salsa, alcaparras, cebola roxa, frutas vermelhas e cítricas, tâmara, cúrcuma, oleaginosas e chocolate amargo. Opte sempre por fibras e suco verde.
Para iniciar a Dieta Sirtfood, o ideal é seguir estes 3 momentos. A ideia é, ao longo de todo o processo, apostar em alimentos ricos em fibra como o suco verde. O primeiro dura 3 dias e consiste em consumir até mil calorias diárias. O segundo dura 4 dias e a pessoa deve comer até 1,5 mil calorias por dia. A última etapa é a manutenção! A quantidade de ingestão calórica fica por sua conta, mas a ideia é incluir mais alimentos in natura como os divulgados anteriormente.
O segredo para manter a dieta é não seguir uma dieta. Pense na Sirtfood como uma oportunidade para mudar os seus hábitos alimentares e estimular o metabolismo. Por isso, siga o plano alimentar com leveza, mas sem grandes restrições. Encontre os excessos da sua alimentação diária e identifique quais alimentos podem estar prejudicando a sua saúde. Ajuste e crie um plano alimentar baseado em horários e quantidades.
(Por Ana Clara Xavier)