Braço direito de Silvio Santos no palco da TV, Roque (86 anos) voltou para a UTI nesta terça-feira (10) de manhã quando se completa uma semana de sua internação no Hospital São Luiz Itaim, o mesmo onde permanece internado há mais de um mês o músico Mingau, do Ultraje a Rigor. O responsável pela coordenação das caravanas que enchem os auditórios do SBT havia recebido alta da Unidade de Terapia Intensiva no domingo e ido para o quarto.
O retorno de Gonçalo Roque para a UTI se deu após um novo desmaio e a notícia foi revelada pela sua mulher, Janilda Nogueira, em rede social. Na postagem, ela compartilhou foto do braço de Roque machucado após um acidente doméstico em março. "Deu um probleminha no coração, e agora ele se encontra na UTI novamente. Ele teve outro desmaio", escreveu, mostrando fé na recuperação do marido.
"Está sob controle, fazendo todos os procedimentos. Tudo vai dar certo. Tenho fé e ele mais ainda. Logo ele vai estar em casa, se Deus quiser e Ele quer. E vai orando pois ainda precisamos das orações de vocês", pediu aos fãs de Roque, que conheceu Silvio Santos nos anos 1950 na rádio Nacional, onde comunicador tinha seu próprio programa antes mesmo de estrear seu dominical na TV, que completou 60 anos em junho.
Nessa internação, Roque foi diagnosticado com Covid-19, mesma doença que contraiu em 2020. Três anos antes, passou por cirurgia para colocar uma válvula na cabeça em decorrência de hidrocefalia. Há cerca de sete meses, precisou operar o braço em virtude do acidente doméstico.
Além do trabalho com Silvio Santos, Roque exerceu mandatos de vereador em Carapicuíba entre as décadas de 1960 e 1970. No SBT, também trabalhou com outros apresentadores como Gugu Liberato (1959-2019), homenageado neste final de semana pelo filho, João Augusto Liberato, na Globo.
Nascido em 1º de abril de 1937 em Boa Esperança do Sul (São Paulo) e ingressou na carreira na rádio Nacional ao lado de Manoel de Nóbrega, pai de Carlos Alberto de Nóbrega, exercendo diversos cargos (como área de cobrança e entregas). Foi ali que começou a amizade e o trabalho com Silvio Santos, que o levou para a Globo e, posteriormente, ao SBT, fundado em 1981.
Em entrevista ao "Tudo Sobre TV", Roque contou ter trabalhado com Moacyr Franco, Chacrinha (1917-1988) e Faustão, recordou quando foi jurado do "Show de Calouros", e lembrou passagens no "Topa Tudo por Dinheiro" e "Em Nome do Amor".